Cultura

A partir do dia 9, seminário internacional, on line e gratuito, refletirá sobre o futuro do turismo de BH

Pensar o futuro turístico de Belo Horizonte tendo a tecnologia como aliada e fazendo isso com base na experiência de outras cidades. Esta é a proposta do 3º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes – Turismo, Gastronomia e Inovação, que será realizado virtualmente nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. Como resultado da parceria frimada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, com o Sebrae Minas, a iniciativa se insere no contexto do Programa de Pesquisa e Inovação Turística (fuTURISMO), iniciado em 2018.

O evento reunirá referências do turismo local e internacional e fará a conexão entre BH e a vivência turística de outros destinos da América Latina e da Europa. Valorizando o título de Cidade Criativa da Unesco, obtido em função da riqueza da gastronomia existente na capital mineira, o Seminário observará as tendências mundiais do setor turístico e os casos de sucesso que serão apresentados pelos palestrantes.

Nomes de destaque no turismo internacional compõem o quadro de palestrantes, que se encarregarão de uma programação bastante diversificada. “O nosso objetivo é explorar as melhores estratégias e ferramentas do turismo inteligente aplicadas no mundo e trazer a reflexão para a realidade da nossa capital. Ou seja, usar tecnologia para melhorar a infraestrutura da cidade, tornando o centro urbano mais eficiente e melhor para se viver”, explica Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Com emissão de certificado para os participantes, o seminário contará com tradução simultânea para o português, espanhol e francês.Em função da pandemia, as apresentações serão online, com transmissão ao vivo pelo aplicativo Zoom. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla (clique aqui para se inscrever).

Confira abaixo a programação e a relação de palestrantes e de mediadores.

Programação

9 de dezembro (quarta-feira)
Cidades inteligentes e duráveis em um mundo pós pandemia: sobre a cidade e o tempo

9h30: Boas-vindas com Gilberto Castro, presidente da Belotur.
10h: Viver perto, em tempos de mudanças climáticas e Covid-19
Palestrante: Carlos Moreno (França), professor na Universidade de Paris IAE-Panthéon Sorbonne e Assessor Especial da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Moreno é especialista em Cidades e Territórios do Amanhã, além de Controle Inteligente de Sistemas Complexos.
10h30: Cronourbanismo, cidades maleáveis e inteligentes
Palestrante: Luc Gwiazdzinski (França), professor da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse e do Instituto de Altos Estudos em Planejamento e Desenvolvimento do Território Europeu de Paris.
11h: Conversa sobre Inovação, urbanismo e novas temporalidades
Participação: Carlos Moreno (França) e Luc Gwiazdzinski (França)
Mediação: Izabel Dias de Oliveira Melo, da Secretaria de Políticas Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).

10 de dezembro (quinta-feira)
Destinos e sistemas de inteligência turística

9h30: A importância dos dados e inovação para melhoria da gestão turística
Palestrante: Enrique Martinez Marín (Espanha), Presidente da Segittur (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas).
10h: Conversa sobre Destinos Inteligentes na América do Sul
Participação: Enrique Martinez (Segittur/Espanha), Gonzalo de la Rosa (Rede Argentina de Destinos Inteligentes) e Claudio Quintana (Universidade da República do Uruguai).
Mediação: Bárbara Blaudt, do Ministério do Turismo (Brasil).
11h: Conversa sobre Destinos turísticos inteligentes e patrimônio histórico: as experiências espanholas
Participação: César Sánchez Meléndez (Conselheiro de Promoção Empresarial e Emprego, Inovação e Novas Tecnologias, Câmara Municipal de Cuenca, Espanha) e Francisco Rueda Sagaseta (Conselheiro de Turismo, Promoção Econômica e de Emprego de Toledo, Espanha).
Mediação: Saulo Ribeiro dos Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Gestão Urbana (Brasil).

11 de dezembro (sexta-feira)
Turismo, inovação e gastronomia

9h30: Inovação e Turismo: o exemplo do Welcome City Lab Paris startups
Palestrante: Laurent Queige, Welcome City Lab de Paris (França).
Mediação: Jacqueline Gil, do Amplia Mundo e Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB) de Brasília (Brasil).
10h15: Conversa sobre Estratégias para a inovação no turismo gastronômico
Participação: Mildred Hernández, da Transforma Turismo (Chile).
Mediação: Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).
11h: Conversa sobre Desafios e laboratórios de inovação na Gastronomia
Participação: Jose Pelaez, do Programa de Inovação Colaborativa de Mahou San Miguel (Espanha), e Marcus Rocha, do Centro de Inovação Gastronômica de Florianópolis (Brasil)
Mediação: Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (Brasil).

Carlos Moreno (França) – Professor associado da Universidade de Paris IAE-Pantheon Sorbonne, na França, e também cofundador e diretor científico da cátedra ETI “Empreendedorismo-Território-Inovação”. Consultor especial sobre cidades inteligentes da Prefeitura de Paris. Autor dos livros “Cidades de 15 minutos” e “Território de 30 minutos”, lançadas em 2016.

Luc Gwiazdzinski (França) – Geógrafo e pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Arquitetura da  Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse. Seus trabalhos abordam a cidade, as temporalidades, as mobilidades, os ritmos e a inovação. Publicou diversas obras dentre as quais se destacam: Night Studies, 2020; Saturations, 2020; Chrnotopies, 2017 e La nuit dernière fontrières de la ville, 2005.

Izabel Dias de Oliveira Melo (Brasil) – Arquiteta Urbanista, especialista em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente e mestre em Geografia, Izabel Dias é Assessora Especial da Secretaria Municipal de Política Urbana da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com experiência na área de Gestão e Planejamento Urbano e Regional no Brasil e em planejamento de vilas e favelas em Belo Horizonte.

Quinta-feira, 10 de dezembro

Enrique Martinez Marín (Espanha) – Presidente da SEGITTUR, vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha. É licenciado em Ciência Política e Sociologia, especialista em Avaliação de Políticas e Qualidade de Serviços, Mestre em Gestão Pública pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) e também Mestre em Liderança e Gestão Pública pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP-INAP).

Gonzalo Alfredo La Rosa (Argentina) – Diretor Executivo do Instituto Cidades do Futuro, FIWARE iHub da Argentina, Gonzalo Alfredo La Rosa é Secretário Técnico Administrativo da Rede Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes e Secretário da Comissão de Cidades e Comunidades Sustentáveis ​​do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM). Membro do Conselho Consultivo da Rede de Cidades Inteligentes da Argentina, atua também como professor universitário na Universidade Austral, UCA Salta e Universidade Nacional de La Plata.

Claudio Quintana (Uruguai) – Professor e pesquisador em Política de Turismo e Evolução de Destinos Turísticos na Universidade da República do Uruguai. Profissional com ampla formação e 20 anos de experiência em planejamento e gestão pública do turismo, desenvolvimento local, políticas públicas e gestão de projetos. Claudio Quintana é doutorando em Turismo pela Universidade de Rovira i Virgili, é mestre em Economia e em Turismo Sustentável (UdelaR) e bacharel em Turismo (UdelaR).

Bárbara Blaudt Rangel (Brasil) – Mestre em Turismo e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Marketing e Administração (ESMA – Barcelona) e pós-graduada em Inovação do Turismo pela FGV-Rio. Atua no turismo há 18 anos e atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos da Coordenação-Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo.

César Sanchez Meléndez (Espanha) – Conselheiro de Promoção Empresarial e Emprego, Inovação e Novas Tecnologias da Câmara Municipal de Cuenca, na Espanha. Formado em Engenharia da Telecomunicação pela Universidade Politécnica de Madrid e doutor em Engenharia Eletrônica pela Universidade Politécnica de Valencia.

Miguel Ángel Valero Tévar (Espanha) – Graduado em Geografia e História, especializado em Arqueologia pela Universidade de Valência e Doutor Internacional na Universidade de Castilla-la Mancha, Miguel Ángel Valero Tévar tem uma longa carreira docente e atualmente é professor da UCLM. Participou de vários projetos de I+D+i e suas pesquisas resultaram em mais de cem publicações. Destaque para a direçãod e múltiplicas escavações arqueológicas como a necrópole ibérica de Iniesta, a cidade romana de Ercávica, a vila romana de Noheda e o sítio arqueológico de La Cava.

Francisco Rueda Sagaseta (Espanha) – Doutor em Ciências pela Universidade Autônoma de Madrid e diplomado em Engenharia Ambiental pela Escola de Organização Industrial.  Desde 2019 atua como Conselheiro de Turismo, Promoção Econômica e de Emprego de Toledo, na Espanha.

Saulo Ribeiro dos Santos (Brasil) – Doutor em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e em Geografia (Universidade Federal do Paraná), Saulo Ribeiro é Professor Adjunto do Departamento de Turismo e Hotelaria e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, ambos cargos na Universidade Estadual do Maranhão.

Sexta-feira, 11 de dezembro

Laurent Queige (França) – Laurent Queige é um profissional de marketing, turismo e inovação. Depois de um MBA em turismo internacional na Montpellier Business School, trabalhou como guia de turismo, agente de viagens,  assessor de imprensa e consultor em marketing e desenvolvimento turístico. Desde 2014 administra o Welcome City Lab, a primeira incubadora de startups traveltech do mundo.

Jacqueline Gil (Brasil) – Com mais de 20 anos de experiência profissional, Jacqueline Gil é bacharel em turismo pela Universidade Federal do Paraná, mestre em gestão de turismo e marketing internacional pela Universidade de Alicante (Espanha) e especialista em relações internacionais pela Universidade de Brasília. É pesquisadora do Instituto de Copenhague de Estudos de Futuros e professora colaboradora na Universidade de Brasília.

Mildred Hernández (Chile) – Engenheira Agrônoma, com Diploma em Gestão da Qualidade e Mestrado em Gestão Tecnológica e Empreendedorismo, Mildred Henriquez tem 15 anos de experiência em relações estratégicas e gestão de equipes, projetos e organizações. Ela também se especializou na realização de alianças estratégicas. É também mentora do Programa Start-Up Chile e mentora de empregabilidade.

Marcos Boffa (Brasil) – Especialista em Políticas Culturais pela Universidade da Bourgogne, durante o programa do Ministério da Cultura da França denominado Formação Internacional de Cultura (1995 – 1996) e em Turismo Gastronômico pelo Basque Culinary Center (2020). Estudou Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte e é o atual Diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur.

Jose Pelaez (Espanha) – Especialista em empreendedorismo e design de novos produtos, serviços e modelos de negócios para o setor gastronômico no Centro Tecnológico de Inovação BCC. Coordenou o processo de conceituação, desenho e implementação do LABe – Digital Gastronomy Lab. É licenciado em Gastronomia pelo Basque Culinary Center – BCC, com foco em Inovação, Negócios e Empreendedorismo.

Marcus Rocha (Brasil) – Profissional com 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação em projetos nacionais e internacionais, é Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Marcus Rocha é mestre em Administração em Gestão e Inovação em Organizações (ESAG-UDESC), MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (SOCIESC) e Bacharel em Ciências da Computação (UNISUL).