Pets

Câncer de próstata em cães: uma doença silenciosa que pode ser letal

Ainda que seja de incidência rara — atinge somente 4% dos animais —, o câncer de próstata oferece alto risco para cães e é letal em grande parte dos casos. Por isso, da mesma forma como é recomendado para os humanos, a ação preventiva e o diagnóstico precoce podem salvar a vida do pet.

Sintomas

De acordo com a médica-veterinária Paula Amorim, do Centro Saúde Animal, esse tipo de câncer se manifesta  no cão como resultado da multiplicação anormal e desordenada de células da próstata, o que causa inchaço da glândula e comprometimento da saúde do bicho. “Como ocorre com diversas outras doenças graves, os sintomas de câncer de próstata em cães costumam não aparecer em seus estágios iniciais”, alerta Paula.

Segundo a veterinária, com a complicação do quadro começam a surgir os sinais — que podem ser a dificuldade em urinar, gotejamento de sangue pelo pênis e presença de sangue na urina, infecções urinárias que não respondem ao tratamento, dificuldade em defecar, fezes em forma de fita e espasmos musculares ao urinar. “Além desses, o cachorro com câncer de próstata pode apresentar outros sintomas menos específicos, entre eles vômito, apatia e febre”, diz a médica.

Tratamento

Paula Amorim afirma que o tratamento tem maiores chances de sucesso quando a doença é diagnosticada precocemente. “Em cães, porém, há um descuido em realizar exames de rotina para check-up. Isso, por sua vez, leva ao diagnóstico tardio, culminando em maior incidência de óbito. Afinal, as chances de cura ficam bastante reduzidas, uma vez que o animal estará em fase final da doença”, observa.

A veterinária esclarece que após o aparecimento do tumor a castração já não se apresenta como uma medida funcional. “Apenas a castração precoce previne. Infelizmente, esse é um tumor muito metastático e sem cura.  Existem estudos com parte genética que mostram que mesmo castrado o cachorro tem chances de desenvolver a doença. Porém, felizmente, a porcentagem de afetados é baixa em relação aos outros tumores”, diz.

Prevenção

Paula destaca que há uma dificuldade em garantir que esse tipo de câncer seja curável nos cães. “Como os sintomas mais perceptíveis só costumam aparecer conforme o avanço da doença, a maneira mais eficaz de identificar o câncer em cachorro logo no início é levando o pet ao médico-veterinário para check-ups regulares. Durante a consulta, o veterinário poderá fazer a palpação retal e solicitar diversos exames, que incluem raio-X, ultrassom abdominal, exame de sangue e exames de urina”, explica.

De acordo com a veterinária, os exames devem ser realizados anualmente em cães machos adultos e idosos não castrados. “Estes são os que correspondem ao principal grupo de risco da doença. Além de fazer o acompanhamento no médico-veterinário, a principal forma de prevenção do câncer de próstata em cachorros é a castração. Isso porque, embora cães castrados possam desenvolver a afecção por algum fator genético, estudos mostram que o procedimento é capaz de reduzir a ocorrência da doença”, destaca Paula.

Portanto, para evitar que o seu cão desenvolva uma doença que é silenciosa e perversa, não deixe de leva-lo ao veterinário regularmente.