Tecnologia

Google Maps x Waze: qual aplicativo de navegação é o melhor?

A disputa é antiga e, volta e meia, abastece as argumentações dos defensores de cada preferência. Por um lado, há quem não duvide da superioridade de recursos do Google Maps, enquanto os adeptos do Waze também não deixam de apresentar uma boa defesa da praticidade do aplicativo para as necessidades mais rotineiras no trânsito. No meio, pelo sim, pelo não, há que utilize os dois, sem tomar partido.

Mas, afinal, qual aplicativo de navegação é o melhor? Em uma análise recente, o site Tom’s Guide, editado pelo jornalista inglês Tom Pritchard, especializado em tecnologia, foi a fundo nessa nessa comparação e chegou a boas conclusões, sobre as quais tomamos a liberdade de dar uns poucos pitacos.

Confira!

Na disponibilidade, deu empate

Tanto o Google Maps quanto o Waze pertencem à Alphabet, o conglomerado que, além de todas as plataformas Google, também controla o YouTube e contribui para o desenvolvimento do sistema operacional Android. Porém, isso em nada influencia a disponibilidade dos dois aplicativos, que podem ser instalados em aparelhos que operam com Android ou nos da Apple, que rodam iOS.

Entretanto, o Comunidade Ativa apurou na App Store, da Apple, que o Waze só está disponível para dispositivos que operem com o iOS a partir da versão 11, lançada em 2017.

Na indicação de trajetos o Waze venceu…mas…

A avaliação do Tom’s Guide foi feita partindo do princípio que destaca o Google Maps como um aplicativo de navegação tradicional, no qual você insere o local onde deseja chegar e ele indicará as melhores opções para quem dirige, caminha, pedala ou usa transporte público. Com a possibilidade de alertar para obstáculos ou para o trânsito pesado no caminho, nessa função, o Google Maps oferece alternativas de trajeto, mas sem adotar uma postura incisiva.

O Waze, por sua vez, foi desenvolvido exclusivamente para quem anda de carro ou de moto e se dedica a indicar os caminhos que permitam aos usuários se deslocarem de um lado para outro da maneira mais rápida possível. Assim, enquanto o Google Maps só indica a existência de algum problema no trajeto, o Waze perguntará se você deseja seguir por um caminho alternativo.

Porém, é justamente por causa dessa sugestão mais incisiva que colocamos em dúvida a vitória dada pelo Tom’s Guide ao Waze nesse critério. Afinal, a mudança de rota sugerida pelo aplicativo não leva em conta a qualidade das vias ou a segurança do caminho alternativo, o que significa que, às vezes, ele pode colocar o motorista em uma rota aleatória. Além disso, como o Waze depende de outros usuários ativos no trajeto, se você for o único em centenas de quilômetros, ele não terá nenhuma ideia do que está acontecendo à frente.

Também é preciso considerar que os dois serviços permitem que você salve mapas off-line para uso posterior, mas o Google Maps é mais direto nesse ponto e pergunta se você quer baixar as informações. Mesmo não fazendo isso, o Waze salva uma rotas em seus favoritos e armazena em cache as informações relevantes para que você possa usá-las off-line. Mas, como o aplicativo depende de dados ao vivo, se você perder o sinal de celular, não receberá nenhuma atualização sobre o que está acontecendo nas estradas, o que joga por terra todas as vantagens que ele tem.

Pelas conclusões do Tom’s Guide, que consideram as condições de vias da Inglaterra, quando se trata de dirigir, os dois serviços são praticamente idênticos, mas a maneira única do Waze de contornar atrasos o tornaria uma ferramenta inestimável para os motoristas. Portanto, desde que o usuário não se importe em seguir por rotas estranhas, na opinião do Tom’s Guide, o Waze se apresentaria como a melhor opção em navegação.

O problema é que no Brasil essas “rotas estranhas” muitas vezes podem percorrer caminhos bem perigosos e, por experiência, podemos dizer que nesse aspecto os dois aplicativos também empatam. Afinal, as rotas alternativas indicadas pelo Google Maps também não avisam sobre a possibilidade de riscos à frente.

Ou seja, nos dois casos, não convém o usuário acatar a sugestão de rotas alternativas se ele não conhecer bem a região por onde está passando.

Google Maps é a melhor opção para quem usa transporte público

Como foi preparado para auxiliar motoristas e motociclistas, o Waze não tem nada a oferecer para quem usa ônibus, metrô, bicicleta ou anda a pé. O Google Maps, ao contrário, tem grande utilidade também para esse tipo de usuário.

O aplicativo inclui horários dos serviços de transporte e oferece mapas completos de todo o mundo, inclusive revelando onde há integração entre as diversas modalidades. O Google Maps ainda recebe atualizações em tempo real sobre eventuais atrasos nos serviços de transporte e sobre outros problemas que usuário poderá enfrentar no deslocamento, o que dará alguma previsibilidade sobre o que está se passando.

Ao mesmo tempo, o Google Maps consegue estimar o nível de ocupação de um serviço específico e também integra as opções locais de transporte alternativo, quando estão disponíveis — como os de compartilhamento de viagens e de aluguel de bicicletas, por exemplo.

Por tudo isso, é o vencedor nesse critério.

Interface e design

Enquanto o Google Maps tem a aparência de um aplicativo mais tradicional, com todas as informações na tela, o Waze apresenta uma abordagem mais simples, com menos detalhes e design mais divertido. Estas características estão de acordo com as finalidades de cada aplicativo.

O Waze é mais leve e divertido do que o do Google Maps (Imagem: Tom’s Guide/Reprodução)

De fato, o primeiro é mais completo e oferece múltiplas funções, ao passo que o segundo tem como objetivo somente ajudar o motorista a se deslocar de um ponto a outro. Contudo, quando se trata da navegação em si, os dois aplicativos cumprem bem as propostas para as quais foram criados.

Considerando que o Waze exibe somente o que o usuário precisa ver na navegação e deixando a tela bastante limpa, o Tom’s Guide deu ao aplicativo a vitória nesse quesito. Ora, temos que concordar que o excesso de informações muitas vezes torna a utilização do Google Maps um pouco confusa.

Exibição de propaganda

Tanto o Google Maps quanto o Waze exibem propaganda. Porém, o Google Maps é muito sutil em sua publicidade, enquanto o Waze é mais agressivo e pode exibir anúncios em banners que distraem toda vez que o veículo para de se mover.

Mesmo que a propaganda desapareça automaticamente quando você volta a se movimentar,  ela pode incomodar, especialmente em aparelhos com telas pequenas. Por isso, a vitória aqui foi dada ao Google Maps

Informações sobre o tráfego

Os dois aplicativos trabalham sustentados sobre dados. Porém, enquanto o Waze funciona com o que é enviado em tempo real pelos usuários, o Google Maps atua sobre fontes históricas que ficam armazenadas nos servidores e que conseguem criar estimativas que se aproximam bastante da forma como as vias são utilizadas durante os vários períodos do dia.

A publicidade no Waze (direita) é mais invasiva e pode incomodar (Imagem: Tom’s Guide/Reprodução)

Portanto, ponto para o Google Maps.

Informações sobre a região

Tanto o Waze quanto o Google Maps apresentam informações sobre empresas e locais importantes na área ao redor. Porém, como primeiro trabalha com base em uma fonte de dados mais consistente do que a do Waze, o que permite que a oferta de um conteúdo mais completo.

Por esse motivo, o Google Maps ganhou outro ponto.

Alertas

Quando foi lançado, os alertas sobre situações diversas nos trajetos eram o ponto alto do Waze. Quem não lembra do tempo em que o aplicativo virou febre entre os motoristas que queriam fugir de blitz? Porém, as atualizações do Google Maps o têm direcionado para também oferecer essas funcionalidades de maneira satisfatória.

Entretanto, considerando que o Waze trabalha com a colaboração ativa de seus usuários, ele continua ganhando do Google Maps nesse aspecto.

Comando de voz

Tanto o Google Maps quanto o Waze operam da mesma forma a partir do comando de voz. Nos aparelhos Android, a operação é facilitada pelo Google Assistente, papel que é cumprido pelo Siri nos aparelhos que operam com o sistema iOS.

Então, houve empate nesse quesito.

Personalização

O Waze ganha disparado quando o assunto é personalização. Com possibilidades bem mais divertidas do que as do Google Maps, por exemplo, você pode sair por aí sob a orientação do Sid, da Era do Gelo, do Fábio Porchat, do Batman, do Curinga ou de qualquer um das tantas vozes que estão disponíveis para o aplicativo. Ele também permite você escolha entre dez ícones aquele que você deseja usar na tela — que podem ser, inclusive, uma moto, um Fórmula 1 ou até mesmo a velha seta, se você for na linha mais conservadora.

Além disso, é possível mudar o humor do avatar que é visto pelas outras pessoas que utilizam o aplicativo e há também a possibilidade de desbloqueio de mais opções de personalização, que ocorrem na medida em que o Waze é utilizado.

Já o Google Maps é bem mais sisudo. Tem apenas três opções de ícones e a voz é aquela de sempre.

Qual escolher?

Como ficou claro no comparativo, o Google Maps é o serviço de navegação mais abrangente, oferece muito mais recursos e é mais detalhado do que Waze. Qualquer que seja a forma que a pessoa escolha para se deslocar, ele terá uma ferramenta para ajudar.

Por sua vez, mesmo limitado, o Waze oferece um tipo de serviço que o Google Maps não consegue igualar, que está na facilidade de utilização por parte dos motoristas. Além disso, é mais divertido, o que torna a navegação mais leve no dia a dia.

Portanto, a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de cada usuário. Ou, para garantir acesso ao que cada um oferece de melhor, a saída pode ser instalar os dois no no celular.

 


Colabore com a produção do Comunidade Ativa fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave casalbertorocha@gmail.com ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.


 

Uma dica

Para mais informações sobre os temas abordados nessa matéria, acesse os links disponíveis ao longo do texto. Eles remetem às fontes utilizadas aqui. 

Uma dica: os artigos fora da página do Comunidade Ativa que não estiverem em português podem ser traduzidos automaticamente pelo navegador pelo seu navegador. Pra isso, basta clicar com o botão direito em qualquer ponto do texto a ser traduzido e escolher a opção “Traduzir para o português”.