Cultura

Nesta quarta (30), o Sempre um Papo desvendará o Enigma da China

Ainda que tenha milhares de anos de história, até há pouco tempo, a China era vista por grande parte dos brasileiros apenas como o lugar de onde vinham produtos diversos, geralmente com qualidade inferior, que abasteciam o comércio popular. Com o surgimento da pandemia, o país ganhou maior notoriedade no Brasil, mas com visibilidade em grande parte relacionada à origem do vírus causador da Covid-19 e aos movimentos econômicos e políticos que criam tensões internacionais.

Entretanto, tendo em vista o valor cada vez mais expressivo que os chineses vêm alcançando em todo o mundo, é no mínimo interessante compreender um pouco mais sobre um país que em poucas décadas passou da miséria a uma das maiores economias do planeta. Pois é justamente um pouco dessa compreensão que será buscado no Sempre um Papo desta quarta-feira (30), que receberá o psicanalista Francisco Paes Barreto e o pós-doutor em Ciência Econômica Clélio Campolina Diniz, autores de O Enigma China – Uma Síntese Histórica, Econômica e Psicanalítica.

Desvendando o enigma

Partindo de uma breve retrospectiva histórica sobre aquela cultura milenar e complexa, o livro demonstra que a China obteve ao longo dos milênios feitos significativos para a humanidade, que, por consequência, levaram ao desenvolvimento acentuado do país.

Afinal, foram os chineses que estabeleceram a Rota da Seda, o mais antigo e amplo sistema comercial do mundo. Eles também são os criadores da bússola, da pólvora, do papel e da imprensa, inventos que revolucionaram a civilização. Construtores habilidosos, os chineses ergueram obras monumentais, como a Grande Muralha e o Grande Canal, e, na administração pública, estabeleceram um avançado sistema burocrático. Na cultura, na filosofia e nas religiões, consolidaram valores que foram mundialmente assimilados, unindo pacificamente pensamentos do Confucionismo, do Taoísmo e do Budismo. Ainda, para estruturar uma nação, a China unificou as relações entre as várias etnias e línguas, estabelecendo o mandarim como língua oficial.

Por tudo isso, até o século 16, aquele país se apresentava como o império, o estado e a sociedade mais desenvolvidos do mundo. Contudo, após um profundo declínio, os chineses conheceram a miséria, que durou por séculos seguidos. Até que, nas últimas quatro décadas, a China passou por profundas e dolorosas transformações, que levaram ao ressurgimento de uma potência que novamente adquiriu expressividade mundial.

Para estabelecer uma compreensão sobre todo esse processo, em O Enigma China – Uma Síntese Histórica, Econômica e Psicanalítica, Barreto e Diniz somam a abordagem histórica à abordagem econômica. Em seguida, sob o comentário psicanalítico, que aplica psicanálise ao campo da política, o livro oferece uma ótima oportunidade para que o leitor entenda o que se passa na China de hoje, que é tão importante para todo o mundo, inclusive para o Brasil.

Os autores

Francisco Paes Barreto é psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, além de membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Foi diretor geral do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas  e preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital Galba Veloso e do Instituto Raul Soares. Por indicação da Congregação da Faculdade de Medicina, é medalhista de Honra da UFMG, conferida em 2008. Pas Barreto é autor de Reforma Psiquiátrica E Movimento Lacaniano (Itatiaia, 1999), Ensaios De Psicanálise E Saúde Mental (Scriptum, 2010), O Bem-estar Na Civilização (CRV, 2016) e Psicanálise e Psiquiatria: Aproximações (CRV, 2017).

Clélio Campolina Diniz é engenheiro mecânico, engenheiro de operações e professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutor pela University of Rutgers, dos Estados Unidos, é doutor e mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Campolina foi reitor da UFMG entre 2010 e 2014 e foi acadêmico visitante da London School of Economics and Political Science (2015). Foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil  em 2014 e, com mais de 150 trabalhos publicados no Brasil e no Histeor, atualmente, é vice-presidente da Regional Studies Association e acadêmico da Academy of Social Sciences do Reino Unido.

O Sempre um Papo ao vivo com os autores será exibido nesta quarta-feira, 30 de junho, a partir das 19h, no canal do programa no YouTube e pelas páginas no Instagram e no Facebook.