Tecnologia

Criado nos anos 1980, o Excel continua imbatível em seu segmento

Mesmo com 36 anos de uma história desenvolvida no ágil e competitivo mercado de software, o Excel encontra-se em sua melhor forma. Com a primeira versão apresentada em 1985, e que surgiu somente para instalação nos computadores da Apple, o programa foi criado com a audaciosa missão de concorrer com o Lotus 1-2-3, a planilha eletrônica que era a mais utilizada naquele tempo. Porém, esse feito demoraria ainda dois anos para se tornar possível.

Afinal, rodando sobre o MS-DOS — o sistema operacional da Microsoft, que era bem mais popular do que o Mac OS X, da Apple — o Lotus parecia imbatível. Isso até que Bill Gates resolvesse que era a hora de incorporar ao próprio sistema as funcionalidades que, naquele mesmo ano, deram origem ao Windows.

Em 1987, com a segunda versão já rodando no Windows, o Excel finalmente começaria a desbancar o Lotus e logo se tornaria o editor de planilhas mais famoso, mais utilizado e mais querido do mundo, condição que permanece até hoje.

Evolução

A cada nova versão do programa, mais funcionalidades foram sendo incorporadas a ele. Foi assim que surgiram as barras de ferramentas, os contornos para planilhas, as possibilidades de desenhos, os gráficos 3D, a criação de atalhos para as funções e vários outros recursos automatizados. Geração após geração, mais novidades foram aparecendo — nas edições 95, 97 e 2000 e adiante.

Em 2003 o programa passou a compor o pacote Office e incluiu um recurso que traz um alívio muito grande para os usuários: a possibilidade de recuperar dados, caso o computador trave ou seja desligado de maneira equivocada, sem salvamento das informações. A partir de 2007, com a interface com o usuário redesenhada, o Excel passou a compartilhar recursos com o Word e com o Power Point e teve uma série de funções de gráficos, de compartilhamento de dados, de segurança, redação de fórmulas, entre outras, aprimorada.

O mais usado

Na atualidade, em sua versão 2019 e 365, o Excel reafirma a condição de aplicativo de negócios mais popular, flexível e de ampla utilização no mundo — estima-se que seja utilizado por 750 milhões de pessoas. Combinado aos demais programas do Office — Word, Outlook, Power Point etc. — há pouca coisa que não possa ser feita com ele.

Em universo quase ilimitado de possibilidades, o Excel Help, site especializado no programa, selecionou as dez principais facilidades que os recursos do aplicativo oferecem, que são:

  • modelar e analisar com eficiência quase todos os dados;
  • permitir a concentração nos pontos de interesse dos dados com rapidez;
  • criar gráficos em uma única célula;
  • acessar as planilhas de praticamente qualquer lugar;
  • conectar com facilidade, compartilhar e realizar mais ao trabalhar em conjunto;
  • aproveitar as vantagens de gráficos mais interativos e dinâmicos;
  • adicionar mais sofisticação às apresentações de dados;
  • fazer as coisas mais facilmente e com maior rapidez;
  • concentrar mais energia, que permite construir planilhas maiores e mais complexas;
  • publicar e compartilhar por meio dos serviços vinculados ao Excel.

Adicione a tudo isso a capacidade de personalizar e de automatizar qualquer operação e você terá uma plataforma de BI (Business Intelligence, ou, Inteligência de Negócios) de grande valor agregado que é flexível e criativa o suficiente para lidar com quase todas as necessidades. Portanto, se você pretende trabalhar com uma ferramenta poderosa ou está em busca de um upgrade em seus conhecimentos, que lhe ofereçam condições de se posicionar melhor no mercado de trabalho, vale muito a pena aprender a trabalhar com o Excel.


 

Uma dica

Para mais informações sobre os temas abordados nessa matéria, acesse os links disponíveis ao longo do texto. Eles remetem às fontes utilizadas aqui. 

Uma dica: os artigos fora da página do Comunidade Ativa que não estiverem em português podem ser traduzidos automaticamente pelo navegador pelo seu navegador. Pra isso, basta clicar com o botão direito em qualquer ponto do texto a ser traduzido e escolher a opção “Traduzir para o português”.