Saúde & Qualidade de Vida

O consumo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a saúde bucal. Saiba como prevenir!

Não resta dúvida de que as bebidas alcoólicas devem ser sempre motivo de atenção. Afinal, se por um lado elas oferecem atrativos para o paladar, oportunidades de socialização e até algum benefício para organismo e para o espírito quando consumidas moderadamente — o que não é consenso no meio científico —, por outro criam riscos que precisam ser considerados sob vários aspectos, como os da segurança, do convívio social e do estado físico e mental.

De fato, uma pessoa que não domina a bebida pode se tornar uma ameaça para ela mesma e para os outros e causar danos consideráveis ao próprio corpo e esta é uma possibilidade que precisa ser considerada inclusive pelo ponto de vista da saúde bucal.

Como a bebida afeta a saúde bucal

O álcool é uma substância obtida por meio da fermentação dos açúcares encontrados em vários tipos de vegetais — como a uva, a cevada e o milho, por exemplo. Além do álcool, o processo também gera gás carbônico e outras substâncias residuais, como ácidos e tinturas.

A combinação do álcool e dos resíduos da fermentação com maus hábitos de consumo e de higiene podem acarretar vários problemas na boca. Contudo, além do consumo moderado — que é uma indicação básica para quem gosta de beber —, existem outras medidas que podem ser adotadas como precaução.

Erosão e cárie

Os ácidos presentes nas bebidas alcoólicas agem de forma agressiva sobre o esmalte dos dentes, abrindo caminho para a erosão dentária, que é o desgaste químico da dentição, e para as cáries, que são provocadas pelo ataque de bactérias. Portanto, reduzir a acidez da boca ajuda a prevenir os danos.

Pra isso você pode acrescentar gelo à bebida e ingerir água regularmente, fazendo alguns bochechos entre um gole e outro.

Mau hálito

A desidratação é um dos efeitos negativos do álcool, que também reduz o fluxo de saliva. Como a saliva é um antídoto natural contra as bactérias que atacam a dentição e outros tecidos da boca e como esses microrganismos são mais eficientes no ambiente bucal mais seco do que o normal, as bebidas alcoólicas criam as condições perfeitas para que eles atuem.

Mais uma vez, o consumo de água intercalado com a bebida ajuda a manter a humidade da boca e o fluxo de saliva, inibindo a ação das bactérias. O uso de uma goma de mascar sem açúcar também pode ajudar. Contudo, a higiene bucal bem feita é imprescindível.

Coloração dos dentes

Assim como ocorre com o café e refrigerantes, bebidas coloridas — como bitters do tipo Campari, vermouths e vinhos — contém tinturas que podem ser absorvidas pelos dentes, causando manchas e a alteração na cor da dentição. Os bochechos regulares com água durante o consumo e a escovação bem feita após ajudam a minimizar o problema.

Desmineralização dos dentes

Nesse ponto vale uma ressalva. Há quem acredite que o vinho branco, por ser menos pigmentado, é menos prejudicial à dentição. Contudo, esse tipo de bebida tem uma ação considerável sobre o cálcio, o que pode causar a desmineralização dos dentes.

O cuidado é o mesmo: beba água, faça bochechos e atenção com a escovação.

Câncer

Ao lado do tabagismo, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lista o álcool como um dos principais fatores que potencializam o desenvolvimento de câncer na boca. Além de aconselhar que o consumo de bebidas alcoólicas seja evitado, o Inca também recomenda que a higiene bucal seja feita com rigor para minimizar os riscos da doença.

Portanto, se você aprecia uma bebida, junto às recomendações que popularmente já acompanham o hábito — como a de não dirigir depois de beber e de consumir bebidas alcoólicas com moderação —, não se esqueça de acrescentar a hidratação e a higienização como atenções especiais com a sua boca.