Tecnologia

HTML: a linguagem fácil de aprender e útil para quem busca mais habilidades na internet

As origens da internet são muito mais antigas do que a maioria das pessoas imagina e remontam a Guerra Fria, com os primeiros experimentos tendo sido iniciados na década de 1950. Desde então, várias formas de conexão de computadores em rede surgiram. Entretanto, a web de fato começou a tomar a forma como a conhecemos hoje após o desenvolvimento da Hypertext Markup Language (HTML) — ou linguagem de marcação de hipertexto, no português — criada em 1991 por Tim Berners-Lee, que, no ano seguinte, também seria o responsável pelo lançamento do sistema de navegação Wide World Web, o www, que define o endereçamento dos sites na rede mundial de computadores.

Funcionamento

O HTML é uma linguagem desenvolvida para criar páginas para a internet. Por meio delas são escritos códigos que estabelecem, por exemplo, a posição de uma imagem na página, o tipo de fonte que será utilizada, a cor do texto e da página, a forma como os elementos serão alinhados e todas as demais características de diagramação, permitindo o conteúdo seja apresentado de maneira organizada e harmônica.

As primeiras versões do HTML eram relativamente complexas, pois dependiam de muitas linhas de comandos para realizar funções simples. Com o passar do tempo, novas versões foram transformando a escrita em scripts cada vez mais abreviados e de compreensão cada vez mais fácil, tornando-a acessível para qualquer pessoa interessada nos comandos básicos de internet.

Por que aprender HTML?

O desenvolvimento da internet trouxe várias outras linguagens e recursos, inclusive aplicativos que permitem a criação de sites em HTML sem a necessidade de escrever os scripts de comandos, como é o caso do Dreamweaver, da Adobe. Além disso, há plataformas colaborativas, como o WordPress, que possibilitam a criação de sites inteiros, de qualquer dimensão e complexidade, sem que o desenvolvedor necessariamente saiba como funcionam os comandos por trás das funções.

Pois é exatamente aí que está uma grande utilidade de se conhecer a linguagem HTML. Ainda que existam recursos que rodam sobre inúmeras linguagens de programação — como a JavaScript, SQL e PHP —, grande parte do funcionamento dos sites e de aplicativos continua se sustentando sobre HTML, que, de fato, é uma linguagem de formatação de páginas. Sendo assim, os conteúdos das páginas, incluindo textos, posicionamento de imagens, espaçamento entre linhas, entre outras características, são definidas por comandos em HTML e conhecer a maneira como esses recursos funcionam ajuda muito na hora de conceber uma página e de mudar suas características.

Além disso, a linguagem é de fácil entendimento. Portanto, ela é útil para que a introdução no universo das linguagens para as aplicações da web aconteça de maneira mais tranquila.

Segunda linguagem mais usada

Superada apenas pela JavaScript, a linguagem HTML é a segunda mais utilizada no mundo, de acordo com levantamento StackOverflow. Como é ela que define a base de formatação das páginas, em grande parte das aplicações web ela está presente.

O site do Comunidade Ativa, por exemplo, foi todo desenvolvido sobre a plataforma WordPress. Entretanto, a formatação desta página é feita em HTML, o que permite uma interação muito imediata do programador com as funções de texto, de posicionamento de imagens e de de outras atribuições do leiaute, facilitando a intervenção sobre o arranjo dos elementos que exigiria um conhecimento mais aprofundado de programação na plataforma, mas que podem ser definidos diretamente no editor de HTML, sem grande complexidade.

Portanto, se você tem interesse em desenvolver conhecimentos sobre linguagens de programação ou sobre aplicativos e sites de internet, o melhor começo é pelo HTML. Além disso, fique certo, o conhecimento da linguagem é uma mão na roda em várias outras atividades na web.