Reunião para analisar alterações no trecho íngreme da Montes Claros, entre Ramalhete e Bambuí
A longa história de um grave problema que, há décadas, ameaça quem circula pela nossa região ganhou um novo capítulo. Na noite do próximo dia 19, quarta-feira, das 19h às 21h, a Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) da Regional Centro-Sul realizará uma reunião extraordinária em ambiente virtual, pela plataforma Zoom, com o objetivo de apresentar a proposta da BHTrans para alterações no trânsito no trecho da Rua Montes Claros, entre as ruas Ramalhete e Bambuí, no Anchieta.

Como é de amplo conhecimento da população local — e já foi inúmeras vezes noticiado pelo Comunidade Ativa —, a declividade acentuada daquele trecho oferece risco permanente para motoristas e pedestres. Segundo a vice-presidente da Amoran, Luciana Campos, esse tem sido o motivo de muitas reclamações recebidas pela associação ao longo dos anos, sempre encaminhadas à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
“Vários acidentes já aconteceram naquele quarteirão, inclusive um deles resultando em morte. Portanto, de maneira justificada, existe uma apreensão permanente em torno da possibilidade de novas fatalidades, que podem ocorrer a qualquer momento — o que afeta principalmente quem reside naquele ponto da rua”, afirma.
Convite
Luciana destaca que a construção de um edifício, iniciada na altura da Rua Ramalhete, aumentou ainda mais a preocupação dos moradores. “O temor com os caminhões que descem a rua, que já era grande, ficou ainda maior com o início da obra, que intensificou o trânsito desse tipo de veículo. Há uma placa proibindo a circulação de caminhões no quarteirão, mas o desrespeito à sinalização é constante”, relata.
Ela lembra que, a pedido da Amoran, foram realizadas várias visitas técnicas ao local, com a presença da população e de representantes da BHTrans. “Na última, realizada em 6 de julho, a pedido da vereadora Fernanda Altoé (Novo), foi prometida a apresentação de uma proposta para alteração do trânsito naquele trecho complicado da Montes Claros — e é isso o que vamos conhecer no dia 19, em uma reunião que exige a participação da comunidade. Só assim as pessoas poderão se informar e opinar sobre o assunto. Portanto, contamos com a presença dos moradores”, convida Luciana.
Para participar da reunião, que pode definir o futuro da Rua Montes Claros, é necessário preencher o formulário da PBH. O número de participantes é limitado, e as inscrições se encerram às 18h do dia 18. Portanto, clique aqui e faça logo a sua!





