Sem categoria

Seis receitas de lanches pra testar

Que tal incrementar o lanche da sua família com essas seis receitas que selecionamos? Mais do que isso, você pode contar para os nossos leitores o que achou!

Então, libere o espírito de chefe de cozinha que habita em você. Prepare a receita, tire uma foto do prato pronto, experimente, pergunte pra família o que achou, escreva a sua opinião, e envie tudo para o email jornal@comunidadeativa.jor.br.

Mãos à obra!

1. Ovos benedict

Do site Metrópoles – Foto: reprodução

Ingredientes
4 ovos
1 copo grande de água
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de água
Suco de ½ limão
3 gemas
5 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
4 fatias de pão branco
4 fatias de peito de peru fatiado
Queijo ralado, salsa picada e sal a gosto

Modo de preparo
Coloque o pão no forno para torrar. Enquanto isso, coloque um copo de água, o vinagre e o sal em uma frigideira. Leve ao fogo em seguida. Quando começar a borbulhar, quebre os ovos, coloque-os na água com cuidado e deixe por 5 minutos.

Em uma tigela de vidro em banho-maria, coloque três colheres de sopa de água, o suco de meio limão, as gemas, o sal e a margarina. Assim que a margarina derreter, misture o creme de leite e mexa. Coloque o peito de peru fatiado, o ovo e o molho em cima de cada fatia de pão. Por cima do molho coloque o queijo ralado e a salsinha picada.

2. Biscoito de queijo com quatro ingredientes

Do site Receitas que amo – Foto: reprodução

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo (135g)
50g de parmesão ralado
1/2 colher (chá) de sal (você pode colocar mais ou menos a seu gosto e ajustar de acordo com a quantidade de sal do queijo usado)
100g de manteiga gelada cortada em cubos (cerca de 7 colheres de sopa)

Modo de preparo
Coloque a farinha, a manteiga, o queijo e o sal em um recipiente e misture bem, até formar uma massa lisa e uniforme. Enrole com plástico filme e leve para descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Não pule esta etapa. Depois deste tempo, divida a massa em três porções e faça rolinhos.
Corte-os em oito partes iguais, modele bolinhas e transfira para uma forma levemente untada com manteiga deixando cerca de 3 cm entre cada um.
Amasse levemente cada bolinha com um garfo e leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 15 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados por baixo. Retire do forno e deixar esfriar completamente e só depois retire da forma.

3. Mini-pizzas de liquidificador

Do site Notícias do Minuto – Foto: Shutterstock

Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
Calabresa, mussarela, molho de tomate, tomate e orégamo a gosto para a cobertura (você pode substituir a calabresa e o tomate por outros ingredientes da dua preferência)        

Modo de Preparo
Bata o leite, o ovo, o sal, o açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o em pó no liquidificador até ficar tudo muito bem misturado. Despeje a mistura em uma assadeira untada com margarina. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e deixe por 20 minutos (Dica: como o forno caseiro varia a temperatura, convém observar o ponto de assado. A massa deve ficar muito clara nem queimada). Retire a massa já assada, coloque os demais ingredientes começando pelo molho, em seguida a mussarela, o tomate, a calabresa e o orégano. Volte para o forno e deixe a mussarela derreter ou até gratinar, no ponto da sua preferência.

4. Croquete de queijo da Ana Maria Braga

Reproduzida no site Catraca Livre – Foto: Globo

Ingredientes
5 claras
300g de parmesão ralado
100g de queijo prato em cubinhos
3/4 xícara (chá) de amido de milho (Maizena)
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo
Bata as claras em neve bem firme na batedeira e, sem bater, incorpore o parmesão e o amido até obter uma massa homogênea. Modele bolas, recheie com o queijo prato e enrole no formato de croquete. Empane em farinha de rosca, frite em óleo quente abundante até dourar e deixe escorrer sobre papel absorvente.

5. Torta de palmito com tomate da Ana Maria Braga

Reproduzida no Catraca Livre – Foto: Globo

Ingredientes

Massa
3 e 1/2 xícaras (chá) de Farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 pote de iogurte natural integral
2 ovos
1 gema para pincelar

Recheio
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de legumes ou sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (café) de orégano
1 vidro grande (300 g) de palmito em conserva picado
1 litro de leite
5 colheres (sopa) de amido de milho
2 tomates maduros e firmes sem sementes em cubinhos
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo

Massa
Misture os ingredientes secos, junte os demais e sove até desprender das mãos. Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 20 minutos.

Recheio
Aqueça o óleo ou azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Junte o tablete de legumes esfarelado (ou tempere com sal e pimenta), o orégano, o palmito e metade do leite. Dissolva o amido no leite restante e agregue à panela assim que levantar fervura. Mexa delicadamente até engrossar e retire do fogo. Adicione o tomate e a salsinha e deixe esfriar.

Montagem
Estenda 2/3 da massa com o rolo e forre a base e a lateral de uma forma de fundo removível untada (22 x 6 cm), deixando sobrar 1 cm de massa acima da borda para facilitar na hora de cobrir.
Fure em diversos pontos com um garfo, distribua o recheio e cubra com o restante da massa.
Decore a gosto, pincele a gema e leve ao forno médio, preaquecido, (200°C) por cerca de 45 minutos ou até dourar.

6. Pão de leite caseiro

Do site Receitas que Amo – Foto: reprodução

Ingredientes
500g de farinha de trigo (cerca de 4 xícaras)
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar (15g)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco – 10g (ou 30g de fermento biológico fresco)
1 xícara de leite morno (240ml)
1 ovo
1/4 xícara de óleo (60ml)
Leite para pincelar os pães

Modo de preparo
Em um recipiente junte a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento e misture tudo. Em seguida, cloque o leite, o ovo e o óleo e misture até que massa fique mais firme e seja possível manipular com as mãos.
Atenção: se a massa ficar muito seca, pode colocar mais um pouco de leite e se ficar muito mole, pode colocar mais farinha para corrigir, mas sempre aos poucos para não perder o ponto. A massa deve ganhar consistência e soltar das mãos, mas ainda assim precisa estar macia ao toque.
Quando perceber que é possível, transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove até que ela fique bem elástica (10 a 15 minutos. Se quiser, use uma batedeira com gancho neste processo ou sove dentro do próprio recipiente).
Depois da sova, molde-a em uma bola, devolva para o recipiente, cubra e leve para descansar em um lugar fechado por pelo menos 1 hora ou até que a massa dobre de volume.
Depois deste tempo, retire o ar da massa e a divida em 2 partes (cada uma com cerca 425g).
Modele cada parte esticando a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha de trigo e enrole.
Transfira para uma forma untada a enfarinha com a emenda virada para baixo e deixa descansar por mais 30 minutos para que a fermentação recomece.
Depois deste tempo, pincele a superfície do pão com leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os pães estejam bem dourados.
Depois disso, é só retirar do forno e servir.