Todas as informações, com os links da PBH, sobre a vacinação e outros assuntos relacionados à Covid-19 na capital

Em tempo de pandemia, a informação correta é uma ótima ferramenta, tanto no combate da doença quanto para evitar apreensões desnecessárias, descuidos ou contratempos no dia a dia. Para obtê-la, as melhores fontes são aquelas oficiais, que possam ser confirmadas diretamente por quem emite as decisões ou tem autoridade reconhecida para analisar os fatos e apresentar pareceres sobre eles.

Nesse sentido, além dos serviços habituais ao cidadão, o site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) hoje oferece todas as informações que a população precisa obter sobre os temas relacionadas à Covid-19 na capital. Contudo, como são vários os assuntos, nem sempre o que a pessoa está procurando é encontrado com facilidade.

Para ajudar, o Comunidade Ativa fez uma seleção dos assuntos que mais interessam — incluindo postos de vacinação, calendário, horários, cadastro de acamados, entre outros.

Confira!

Postos de Vacinação

De acordo com a PBH, os postos de vacinação da capital hoje são compostos por hospitais da Rede SUS e da Rede Suplementar de Saúde, por unidades do SAMU, Unidades de Pronto Atendimento, Laboratórios, equipe volante e pelos Centros de Saúde da capital, que estão distribuídos pelas regiões administrativas da cidade.

Na primeira etapa da vacinação, estão disponíveis os postos de vacinação para a população idosa. Cabe destacar que, além de postos de saúde, existem quatro locais — BHTtrans, Campus da UFMG na Pampulha, Corpo de Bombeiros da Piau-í e Boulevard Shopping — onde a vacina está sendo aplicada pelo sistema drive-thru, sem que o idoso precise descer do carro.

Calendário para idosos

O calendário de vacinação para idosos está seguindo a ordem decrescente por idade, não havendo grande antecedência na divulgação da faixa etária que será vacinada em determinado dia. Contudo, as datas estão sendo amplamente divulgadas pela imprensa e a programação das faixas etárias que já podem ser vacinadas também vem sendo publicada nas atualizações do site da PBH.

Para verificar quais faixas etárias já estão sendo vacinadas, role a página para baixo. Clique sobre a faixa etária desejada para informações complementares.

Trabalhadores da saúde acima de 60 anos

A partir do sábado, 27 de março, os trabalhadores da área da saúde acima de 60 anos que se cadastraram até o dia 23 de março receberão a vacina. Os locais de vacinação serão divulgados no dia 26 de março. Aqueles que não se cadastraram ainda poderão fazê-lo pelo site da PBH a partir do dia 29 de março.

Horário de funcionamento dos postos

A vacinação nos centros de saúde e nos postos extras está sendo realizada de 7h30 às 15h30. Nos postos que estão operando pelo sistema drive-thru o funcionamento é de 8h às 15h.

Documentação e acompanhamento

O idoso deve estar de posse de documento de identidade com CPF e de comprovante de endereço. Afim de evitar aglomerações desnecessárias, a PBH recomenda que o acompanhamento seja feito por uma única pessoa.

Idosos acamados ou com mobilidade reduzida

A vacinação dos idosos com problemas de mobilidade está obedecendo a mesma ordenação por faixa etária. A pessoa poderá receber a vacina em casas, desde que preencha o cadastro de agendamento, que está sendo feito por formulário também disponível na internet.

Demais informações sobre a vacinação

Diariamente a PBH atualiza a página com as informações sobre a vacinação na capital. Nesse sentido, divulga o número de doses distribuídas e aplicadas, os tipos de vacinas disponíveis — atualmente a campanha conta com as vacinas Coronavac e Astrazeneca —, as precauções que devem ser adotadas antes e depois da aplicação da vacina e tudo aquilo que o cidadão precisa saber para acompanhar a campanha em BH.

Boletins epidemiológicos

De segunda a sexta-feira, geralmente no final da tarde, a PBH emite um boletim epidemiológico que atualiza o quadro diário da pandemia em BH. O boletim apresenta informações diversas, com destaque para aquelas que dizem respeito ao índice de transmissão do vírus (RT) e à ocupação de leitos destinados à Covid-19 na capital.

Estão disponíveis todos os boletins emitidos desde o dia 20 de abril de 2020. Essa informação é interessante para quem deseja verificar a progressão da doença em BH.

A partir da mesma página que dá acesso aos boletins também é possível encontrar o link para outras informações referentes à Covid-19. Para acessar os boletins, role a página para baixo até encontrar o título “Boletim Epidemiológico e Assistencial”. Clique sobre ele e, em seguida, clique sobre o boletim da data desejada.

Consultas on-line

Uma parceria da PBH com a Unimed-BH permite que qualquer pessoa que tenha cadastro nas unidades de saúde da capital e que esteja com suspeita ou que já tenha confirmada a contaminação pelo novo coronavírus faça uma consulta on-line. Esse cadastro é feito por toda pessoa que, em qualquer situação, tenha recebido atendimento em um centro de saúde de BH. Se você já se vacinou contra a gripe, por exemplo, é muito provável que esteja cadastrado.

O atendimento é feito por médicos que atuam na rede pública de saúde.

Funcionamento da cidade

A PBH divulga todas as informações sobre os estabelecimentos que podem ou não funcionar na capital, definindo os protocolos de funcionamento, dias e horários. As informações são atualizadas de acordo com a evolução do quadro da pandemia na capital. A consulta pode ser feita também pelo tipo de atividade do estabelecimento.

As informações acima e outras também estão disponíveis pelo aplicativo da PBH. As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 156.

Preste atenção nas informações que você recebe e, sobretudo, nas que compartilha. Com a intenção de ajudar, desavisadamente, você pode compartilhar uma informação equivocada ou falsa que, no mínimo, pode causar algum transtorno para quem a recebe.