Câmeras privadas conectadas ao Hélios
Cada vez mais, a tecnologia vem auxiliando as forças de segurança no cumprimento de suas missões e o Sis- tema Hélios, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), tem se apresentado com destaque nesse quesito. Com ele, é possível fazer a identificação automática de placas de veículos capturadas por câmeras de monitoramento, o que, segundo a própria PMMG, tem se apresentado como um dos principais recursos tecnológicos utilizados pela corporação no com- bate ao crime.
Uma vez conectadas ao Hélios, câmeras compatíveis com a tecnologia LPR — sigla para License Plate Recognition, do inglês, ou Reconhecimento de Placas de Licenciamento, em português — registram o número das placas de licenciamento, que, imediatamente, são verificadas em um banco de dados. Caso alguma delas pertença a um veículo que tenha sido furtado ou sobre o qual pese qualquer outra irregularidade, um alerta com a localização é emitido para as unidades policiais, permitindo que aque- las que estejam nas proximidades façam a abordagem do condutor.
Integração
Recentemente, o sistema foi aprimorado, permitindo que qualquer câmera capaz de ler caracteres, que esteja conectada à internet e que seja monitorada por uma empresa especializada nesse tipo de equipamento torne-se fornecedora de imagens para o Hélios. Essa integração amplia a capacidade de cobertura da tecnologia, tornando-a ainda mais eficiente.
Outro importante recurso tecnológico adotado pela PMMG é o aplicativo QApp, que foi desenvolvido para otimizar a comunicação da corporação com os policiais mi- litares em apoio a suas atividades operacionais, buscando tornar o serviço mais ágil e eficiente. Entre suas várias funcionalidades está a capacidade de receber notificações do Sistema Hélios, o que permite que os policiais tomem conhecimento em tempo real das informações capturadas pelo sistema.
Para mais detalhes sobre o Sistema Hélios e sobre como é possível fornecer imagens a ele, clique aqui.