Meio Ambiente

Parque das Mangabeiras tem portaria fechada desde a pandemia

Um impedimento criado pela Covid-19, que levou ao fechamento dos parques municipais de Belo Horizonte, permanece como um transtorno para a população. Desde a pandemia, a Portaria Norte do Parque das Mangabeiras, que fica na Praça Cidade do Porto, bairro Serra, encontra-se fechada, obrigando os frequentadores a acessarem aquela unidade pela Portaria Sul, na Avenida José Patrocínio Pontes, no Mangabeiras, ou pela Portaria da Rua Caraça, 900. Esse inconveniente prejudica a população dos bairros próximos, que tinha o parque como um espaço cotidiano de lazer e para contato com a natureza.

Abandono

De acordo com a vice-presidente da Amoran, Luciana Campos, além da oferecer dificuldade para acessar o parque, a portaria fechada também leva ao abandono do local, o que gera outro inconveniente. “É comum encontrarmos lixo depositado ali, o que piora a situação. Isso reforça a necessidade de reabertura da portaria, o que é um desejo de muitos moradores do Anchieta, Cruzeiro, Sion e Comiteco, que se somam à comunidade do Serra”, considera.

Além de dificultar o acesso ao Parque das Mangabeiras, a portaria fechada ainda gera um aspecto de abandono do local. Prova disso está na disposição irregular de lixo, que é frequente em um espaço que deveria aproximar o público da natureza e do lazer saudável. Foto: Beto Garcia.

Luciana destaca que está acompanhando as tratativas que a vereadora Fernanda Altoé (Novo) vem conduzindo junto à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para que a portaria seja reaberta. “Soubemos que, em 5 de setembro, a vereadora esteve visitando o local, juntamente com o diretor de Parques da FPMZB, Washington Antunes, e que, no dia 12, ela formalizou um pedido de solução para o problema”, conta.

Segundo Luciana, além da abertura, há informações sobre a possibilidade de uma reforma da portaria. “Nossa expectativa é de que o acesso ao parque pela Portaria Norte seja restituído logo, trazendo um benefício enorme para quem reconhece o quanto aquele lugar é importante para a nossa região e para a cidade como um todo”, conclui.