Meio Ambiente

Calcule a sua Pegada Ecológica e entenda a importância que ela tem para a sua vida

por Carlos Alberto Rocha*

Mesmo que você ainda não tenha familiaridade com o termo Pegada Ecológica, é bastante provável que já o tenha encontrado em alguma publicação com temática ambiental. Mais do que um jargão especializado, estamos diante de um conceito muito importante, que deveria orientar a vida das pessoas e das organizações. Por isso, vale a pena entendê-lo.

Origem

Como todo mundo sabe, uma pegada é o vestígio que o pé de uma pessoa ou de um animal deixa sobre uma superfície qualquer. Um conjunto de pegadas, portanto, sinaliza as marcas que aquele indivíduo deixa por onde passa. Partindo desta definição, podemos ampliar o significado do termo e também compreendê-lo como  o conjunto de marcas que resulta de uma ação ou o percurso ou o comportamento de alguém, que pode ser seguido ou imitado, na forma como define o Dicionário Priberam.

Sendo assim, entender as pegadas de alguém ou as nossas próprias nos permite verificar padrões de comportamento, que podem ser mantidos ou modificados, conforme o caso.

No início dos anos 1990, quando buscavam meios para dimensionar as marcas que os padrões de comportamento humano deixam sobre a Terra, o bioecologista canadense e professor da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, William Rees e o advogado suíço Mathis Wackernagel, então orientado por Rees no curso de dourado em Comunidade e Planejamento Regional, encontraram nessas definições uma tradução simplificada para o trabalho que, na época, estavam conduzindo. Em 1996, os resultados das pesquisas do professor e do aluno foram reunidos no livro Pegada Ecológica – reduzindo o impacto do ser humano na Terra, dando acesso público aos conceitos e técnicas que ambos desenvolveram.

A partir de então, o termo passou a ser aceito pela comunidade científica como a definição de um padrão de medida para o quanto de recursos naturais nós, humanos, consumimos para sustentar o nosso estilo de vida. Mais do que isso, também passou a ser utilizado por organizações de todos os níveis, inclusive governamentais, como referência que orienta as mais variadas políticas ambientais que visam a redução do impacto das atividades humanas sobre o planeta.

Porém, como a apuração detalhada de uma Pegada Ecológica é algo complexo, durante muito tempo, ela foi utilizada somente por quem detém os conhecimentos específicos para lidar com o assunto. Até que, felizmente,  foram desenvolvidas ferramentas de fácil acesso pela internet — como a que será apresentada a seguir — que permitem que qualquer pessoa consiga compreender a marca que ela própria deixa sobre a Terra, o que se tornou um recurso didático muito interessante.

Afinal, conhecendo a dimensão desta marca é possível que uma pessoa modifique hábitos e, com isso, passe a agir de maneira mais sustentável

O que o cálculo considera?

Como já foi dito, o cálculo da Pegada Ecológica tem aceitação científica e isso ocorre porque parte de princípios técnicos e segue normas reconhecidas mundialmente. Para regular estas normas, foi criada a Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica), organização que é presidida por Mathis Wackernagel e que publica o documento Ecological Footprint Standarts (Normas da Pegada Ecológica). Neste documento encontram-se os critérios que orientam os profissionais no mundo todo.

Portanto, de acordo com o Ecologica Footprint Standarts, a Pegada Ecológica se destina a medir a área da superfície do planeta — incluindo a composta por terra firme e pelo meio aquático — que é necessária para produzir recursos suficientes para absorver todos os resíduos que um indivíduo, uma organização ou uma atividade gera. No primeiro momento, o resultado das medições é expresso em hectares globais (gha), mas também pode ser interpretado de outras formas. Por exemplo, pode ser associado ao volume de gás de efeito estufa — medido em dióxido de carbono (CO2) — que uma determinada atividade gera ou em quantidade de planetas Terra necessários para manter um determinado padrão de consumo.

Utilidade

Anualmente, a Global Footprint Network publica os resultados da pegada ecológica e da capacidade biológica de cada país para sustentar o consumo local e planetário. A organização também estimula os governos dos países a aprimorarem as próprias metodologias que permitam estabelecer os balanços nacionais de Pegada Ecológica.

De acordo com a organização ambientalista WWF, Suíça, Bélgica, Equador, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Japão e Estados Unidos já se dedicam às revisões dos próprios balanços. Este é um parâmetro importante a ser considerado, uma vez que as análises da Pegada Ecológica podem ser produzidas em qualquer escala e havendo parâmetros nacionais é possível criar programas de medição em todos os âmbitos.

Portanto, da mesma forma que é possível estabelecer a Pegada Ecológica de um país, também é possível calculá-la na dimensão de um estado, de um município e de uma organização de qualquer tamanho — que pode ser uma grande companhia ou uma pequena escola ou comércio — e até na dimensão de um produto, de uma família ou de uma pessoa. Assim, entendendo a dimensão das marcas que qualquer atividade humana deixa sobre a Terra e tendo em vista a necessidade de buscar a sustentabilidade destas atividades, fica mais fácil orientar ações e preferências de consumo, inclusive as adotadas individualmente.

Calculadora de Pegada Ecológica simplificada

De fato, para chegar a resultados consistentes de uma Pegada Ecológica de qualquer dimensão é preciso desenvolver um trabalho extenso, que envolve levantamento de dados e cálculos complexos. Contudo, a Global Footprint Network disponibiliza uma Calculadora de Pegada Ecológica que, por meio de um questionário bastante simples de preencher e com versão em português, permite que você descubra a sua marca sobre a Terra.

As questões envolvem hábitos alimentares, características de habitação, de consumo de energia, de geração de resíduos e de transporte, entre outras, que possibilitam que você avalie de uma forma generalizada o seu estilo de vida. Além do resultado em gha, também é possível entender quantas vezes o planeta Terra deveria existir para sustentar o seu estilo de vida e também o dia do ano no qual o planeta extinguiria todos os seus recursos se a humanidade inteira vivesse como você.

Para estabelecermos uma base de comparação, podemos dizer que se todos os habitantes da Terra vivessem como vive o americano médio seriam necessários cinco planetas para sustentá-los por um ano. Se todos os humanos fossem brasileiros, seria preciso 1,8 Terra para garantir o estilo de vida de cada um pelo mesmo período. De acordo com a Calculadora de Pegada Ecológica, se o Brasil ocupasse todo o planeta, os recursos globais de um ano teriam acabados no último dia 19 de julho. Dá o que pensar, no é mesmo.

Pois bem, agora que você já sabe a importância da Pegada Ecológica, clique aqui e faça o seu próprio cálculo. Diante do resultado, é possível que você tenha uma surpresa não muito agradável sobre o tamanho da sua pegada. Por outro lado, esta informação pode lhe ajudar a pensar mais sobre os seus hábitos de consumo e sobre como você pode melhorá-los, a fim de tornar a sua vida mais sustentável. Mais do que isso e com efeito ainda mais potente do que as mudanças pessoais, o que você conseguir apurar sobre o seu estilo de vida também pode lhe dar argumentos que permitirão a você pressionar os governos e as empresas para que adotem políticas e processos sustentáveis, que ajudem a diminuir o impacto da vida humana sobre a Terra.

 

(*) Carlos Alberto é jornalista e especialista em Educação Ambiental