Cultura

Como os líderes, faça um silêncio constrangedor e pense antes de falar

Quem já passou pela experiência de dar uma resposta precipitada para alguma situação também já deve ter vivido o desprazer de errar diante daquilo que se apresentou. Isso é muito comum. Na ansiedade de resolver logo a questão, muitas vezes somos impelidos a reagir de imediato, sem dar tempo para que o quadro seja visto na totalidade, o que potencializa o erro.

Pois é para evitar situações assim que foi desenvolvida a “regra do silêncio constrangedor”, que é adotada por líderes de peso, do nível de Tim Cook, CEO da Apple, o por Jeff Bezos, o todo poderoso da Amazon. Em artigo publicado no site Inc., Justin Bariso, que é consultor de Inteligência Emocional e autor do Guia da Inteligência Emocional no Mundo Real(uma tradução simplificada para EQ Applied: The Real-World Guide to Emotional Intelligence) descreve o método de uma maneira bastante simples: “ao se deparar com uma pergunta desafiadora, em vez de responder, você faz uma pausa e pensa profundamente sobre como deseja responder. Não é uma pausa curta. Em vez disso, envolve levar vários segundos — 10, 20 ou mais — para pensar nas coisas antes de responder”, explica.

Constrangimento compensador

Bariso assegura que, ainda que desconfortável para a outra pessoa, essas pausas silenciosas garantem a atenção total do interlocutor. Segundo o consultor, Cook e Bezos não são os únicos a abraçarem a regra do silêncio constrangedor. Ele conta que Elon Musk, o multiempreendedor que comanda a Space X, a Tesla e outros negócios inovadores, costuma levar de cinco a 15 segundos para pensar antes de dar uma resposta durante uma entrevista. Conta ainda que Steve Jobs em certa ocasião teria levado quase 20 segundos para responder a um ataque pessoal, dando uma resposta perfeita.

“A regra do silêncio constrangedor sempre foi valiosa como ferramenta de inteligência emocional, porque permite equilibrar o pensamento e a emoção, em vez de simplesmente reagir com base no sentimento. Mas hoje, a regra é mais útil do que nunca – por causa de como o mundo evoluiu na última década”, diz Bariso.

Por que a regra é tão valiosa?

Considerando que vivemos em um mundo que exige respostas instantâneas, o que é potencializado pelo uso da tecnologia, Bariso destaca que, muitas vezes, não temos tempo para pensar criticamente. “O pensamento crítico exige uma consideração profunda e cuidadosa de um assunto. Requer introspecção e retrospecção. Envolve pesar e analisar fatos a partir de um raciocínio cuidadoso. E isso resulta em conexões perspicazes. Nada disso é possível sem tempo”, justifica.

O consultor considera que, quando você adota a regra do silêncio constrangedor, você obtém de volta o tempo que precisa. “Tempo que costumava ser perdido com respostas sem sentido. Tempo que costumava ser perdido em dizer à outra pessoa o que você acha que ela quer ouvir, ao contrário do que você realmente acredita. Depois de praticar o suficiente, você não vai mais considerar a regra do silêncio constrangedor estranha. Porque, ao mesmo tempo que fazer uma pausa prolongada para pensar nas coisas pode parecer estranho no início, você começará a perceber muitas das vantagens que isso oferece”, diz Bariso.

Para o escritor, a regra do silêncio constrangedor permite que você:

  • silencie o mundo exterior;
  • exercite suas faculdades de pensamento;
  • consiga resolver os problemas de forma mais eficaz;
  • dê respostas mais profundas e ponderadas;
  • equilibre as suas emoções;
  • permaneça em harmonia com seus valores e princípios;
  • diga o que você quer dizer e seja sério no que você diz e
  • aumente sua confiança.

“Pode parecer muito para 10 a 20 segundos, mas você ficará surpreso com o que seu cérebro pode realizar, uma vez que tenha um pouco mais de tempo para fazer o que foi projetado para fazer: pensar nas coisas”, considera Bariso.

Portanto, da próxima vez que alguém lhe fizer uma pergunta desafiadora, ou mesmo alguma que pareça simples, resista à tentação de responder com a primeira ideia que lhe vier à mente. Em vez disso, abrace a regra do silêncio constrangedor e pense antes de falar.

 

Para mais informações sobre os temas abordados nessa matéria, acesse os links disponíveis ao longo do texto. Eles remetem às fontes utilizadas aqui. 

Uma dica: os artigos que não estiverem em português podem ser traduzidos automaticamente pela maioria dos navegadores. Pra isso, basta clicar com o botão direito em qualquer ponto do texto a ser traduzido e escolher a opção “Traduzir para o português”.