Cidadania

Índices epidemiológicos apontam recuo da pandemia em Belo Horizonte

Repetindo o registro da quarta-feira (3), nesta quinta (4), o número médio de transmissão por infectados pelo SARS-CoV-2 (RT) divulgado pelo Boletim Epidemiológico nº 200, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) permaneceu em 0,88, abaixo do 0,90 registrado em outubro, quando a pandemia da Covid-19 deu um refresco aos belo-horizontinos. Na posição de alerta verde, este índice significa que cada grupo de 100 portadores do vírus contaminará outras 88 pessoas. Os epidemiologistas consideram que as marcas abaixo de 1 representam que a pandemia está desacelerando.

*Refere-se à ocupação dos leitos destinados ao tratamento de COVID-19 da Rede SUS e da Rede Suplementar de Saúde de BH.
Fonte: PBH – atualizado em 4/2/2021.

Nesta quinta, dois outros índices também se tornaram menos alarmantes do que estavam. A taxa de ocupação de leitos de UTI, que em novembro chegou à posição verde na escala e que saltou para o alarme vermelho após as festas de final do ano, retornou à posição amarela, com 69,4% dos leitos ocupados. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria ainda está no amarelo, com 50,1%, próxima de retornar à posição verde.

Com base nesse recuo dos indicadores, a PBH flexibilizou as atividades na capital, com horários de funcionamento específicos para cada estabelecimento (confira aqui). Entretanto, a equipe responsável pela gestão da pandemia na cidade destaca que a melhora nos números não significa que a pandemia esteja controlada. Repetidas vezes foi anunciado que as medidas de fechamento do comércio e de serviços poderão ser retomadas, caso os índices voltem a piorar.

Para evitar que isso aconteça, cabe à sociedade se manter responsável quanto às medidas de distanciamento social, de uso de máscara e de higiene, que são fundamentais para minimizar o risco de novos contágios.

 

 


Colabore com a produção do Comunidade Ativa fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave casalbertorocha@gmail.com ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.