Saúde & Qualidade de Vida

Depois de vacinados, quando ficaremos livres das máscaras e do distanciamento social?

 

Enfim, as vacinas chegaram. Mais acelerado em alguns países — enquanto em outros, como no Brasil, caminha em câmera lenta —, o processo de vacinação já foi iniciado e começa a surtir efeitos.

Em Israel, por exemplo, que já vacinou cerca de 60% da população, os sinais positivos são visíveis. O número de internações por Covid-19 vem diminuindo e a taxa de infecção também está em queda.

Mas, será que isso significa que logo ficaremos livres das máscaras e da necessidade de mantermos o distanciamento social? Tudo indica que não.

Entenda os motivos.

Desafios de implantação

Em artigo publicado no The Conversation, os professores Dansantila Gomei-Kotra, de Biologia, e Jainhong Wu, de Pesquisa em Matemática Industrial Aplicada, ambos da Universidade de York, no Canadá, analisaram os fatores que influenciam o andamento da vacinação. De fato, o artigo considera o processo de acordo com a realidade canadense, que utiliza as vacinas da Pfizer/Biontech e da Moderna, ambas com 95% de eficácia. Porém, a análise apresenta argumentos que podem servir para considerações em outros países, inclusive aqui no Brasil.

A começar pelo alcance mínimo da população que um programa de vacinação deve atingir, que deve ser de, no mínimo, 70% para que a vacina surta efeito coletivo de imunização — há um estudo que indica taxa ainda maior, de 85%.  Além disso, para que o mínimo de vacinados seja alcançado, Gomei-Kotra e Wu consideraram que é preciso superar fatores que dificultam a rápida implementação da vacina.

Levando em conta que devem ser aplicadas duas doses para que a imunidade individual seja atingida, a capacidade da indústria de produzir vacinas em quantidade suficiente para atender à demanda e a logística de distribuição foram destacados como dois dos grandes desafios que precisam ser superados.

Transmissão, imunidade e não vacinados

No artigo, os professores observaram que, não havendo evidências de que as vacinas de fato limitam a transmissão do vírus ou de quanto tempo elas são capazes de manter uma pessoa imune à Covid-19, o retorno à normalidade deve demorar para acontecer. Também considerando que há pessoas fora dos programas de vacinação, como os jovens, essa perspectiva foi reforçada por Gomei-Kotra e Wu.

Para os professores, o risco de haver um aumento dos contatos de transmissão após as pessoas receberem a vacina é real. Afinal, acreditando que estão isentas de contraírem a doença ou de transmiti-la, é possível haver uma tendência de relaxamento nos cuidados necessários à prevenção — que incluem o distanciamento social e o uso de máscara. Esta impressão é respaldada por um estudo matemático preliminar, que ainda não foi formalmente verificado por outros cientistas.

O estudo parte do pressuposto de que uma pessoa que se acredita imune possa aumentar seus contatos ao intensificar atividades sociais e econômicas e ao descumprir as medidas preventivas. Foi considerado que o risco de surtos depende da taxa de eficácia e de cobertura das vacinas e do cumprimento das medidas de prevenção. A análise prevê um aumento do surto quando a cobertura vacinal é alta, a eficácia da vacina é baixa e a adesão à máscaras, ao distanciamento social e a outras medidas de prevenção também é baixa.

Como devemos agir depois da vacina?

Não há dúvidas de que as vacinas representam um importante holofote no final deste longo túnel, mas não são o final do túnel. De acordo com as análises dos cientistas, elas não significam que, em curto prazo, possamos abrir mão dos cuidados com os quais fomos forçados a viver desde o início da pandemia.

Portanto, as medidas preventivas deverão ser mantidas ainda por um longo tempo. Mesmo com os bons resultados da vacinação, o governo de Israel, por exemplo, decidiu prolongar por mais cinco dias o lockdown imposto à população, que estava previsto para terminar em 31 de janeiro.

Ou seja, a recomendação da ciência é para que, junto com a prudência, a paciência seja mantida.