Pets

Castração gratuita de pets já pode ser agendada pela internet

Além de evitar que filhotinhos indesejados apareçam, a castração de cães e de gatos oferece uma série de vantagens. A começar pelo afastamento de uma variedade de doenças que afetam machos e fêmeas. Ao mesmo tempo, os animais castrados tendem a se comportar melhor, no caso das fêmeas, não há a necessidade de lidar com o cio, o que apresenta o inconveniente do sangramento, e ainda contribui para que eles possam viver mais e melhor.

Entretanto, como a castração tem um custo considerável, é comum os tutores evitarem o procedimento ou protelarem ao máximo, o que, de fato, não é necessário. Afinal, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) realiza castração de pets gratuitamente e, para facilitar ainda mais, o agendamento já pode ser marcado pelo Portal de Serviços, que é acessível por computador, por tablet ou por smartphone.

Agendamento eletrônico

Disponível desde o último dia 28 de junho, o serviço visa dar mais agilidade às marcações e mais eficiência, facilitando o acesso dos cidadãos, o que tem especial significado em tempo de afastamento social. De acordo com a PBH, para realizar a castração, o animal deve ter idade entre 4 meses e 8 anos. No caso de filhotes de gatos, estes devem pesar mais de um quilo e meio.

Tudo é feito de forma muito segura. Antes da realização do procedimento é feita uma avaliação, a fim de identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia.

Caso ocorra algum imprevisto que impeça o comparecimento no horário atendado, o agendamento pode ser cancelado até 48 horas antes do programado. As alterações dos dados do animal também são permitidas até 48 horas antes. Porém, se houver alguma mudança nas informações do pet, é possível que ocorra alteração da data originalmente marcada para a cirurgia, uma vez que as vagas são distribuídas de acordo com a característica do animal.

Mas, atenção: é indispensável que seja  informado um email válido na hora do agendamento, pois é para ele que serão enviadas as informações referentes ao procedimento.

Agendamento por telefone na unidade

Considerando que as marcações presenciais nas unidades estão suspensas, também é possível realizar o agendamento pelo telefone em uma das cinco unidades da PBH que promovem a castração de cães e de gatos:

  • Barreiro
    Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso
    Telefone: 3246-2044
  • Norte
    Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo
    Telefone: 3277-7411/ 3277-7413/ 3277-7414
  • Oeste
    Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho
    Telefone: 3277-7576
  • Noroeste
    Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara
    Telefone: 3277-8448
  • Leste
    Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada
    Telefone: 3277-9052

A PBH recomenda que no local do procedimento o animal esteja acompanhado por apenas uma pessoa, que, naturalmente, deve usar máscara e respeitar o distanciamento.