Pelo bairroSem categoria

Morador do Anchieta, o ambientalista José Carlos Carvalho receberá o título de Doutor Honoris Causa da UFLA

No próximo dia 31 de agosto, como parte das comemorações pelos 113 anos de fundação, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) fará a entrega de títulos honoríficos no âmbito da gestão 2012/2020. Entre os laureados estará o engenheiro florestal José Carlos Carvalho, que receberá o título de Doutor Honoris Causa daquela instituição, que, desta forma, reconhece as personalidades que contribuíram de maneira notável para o progresso da Ciência, das Letras, das Artes ou da Cultura em sua área de atuação e também aos que beneficiaram destacadamente à humanidade ou ao país.

Morador do Anchieta há 44 anos, José Carlos figura como uma das referências de maior destaque no cenário do ambientalismo nacional. A atuação que teve como engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), onde fez carreira e chegou ao cargo de Diretor Geral, e suas gestões como secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e como ministro do Meio Ambiente fazem da honraria da UFLA um reconhecimento bastante justo.

Ambientalista até para escolher onde morar

A sensibilidade para as causas ambientais de José Carlos pautou, inclusive, a escolha do Anchieta como o lugar onde ele e a esposa Sônia deveriam criar a família. Natural de Jerônimo Monteiro, no Espírito Santo, o engenheiro encontrou no bairro características naturais e de população que correspondiam ao que buscava.

Afinal, em 1977, quando o casal se mudou para o apartamento onde viveu na rua Penafiel, ao mesmo tempo em que região ainda conservava uma boa parte de sua vegetação original, a população local preservava um tipo de convívio comunitário que é típico de comunidades interioranas, onde a vizinhança se reconhece e se comunica no cotidiano. Não por acaso, quando o processo de expansão urbana de Belo Horizonte atingiu o Anchieta em cheio, José Carlos e Sônia optaram pela mudança para um edifício vizinho ao Parque Julien Rien, onde moram até hoje.

Em entrevista ao Comunidade Ativa, o ex-ministro se classificou como um urbano híbrido, como ele mesmo define, é aquele sujeito que tem um pé na cidade e outro na roça. Frequentador da Igreja de São Mateus e habitué do comércio local, José Carlos reconhece os benefícios que o desenvolvimento do bairro trouxe para a população, mas não esconde a insatisfação com a perda de características que existiam no passado da região. “Temos ruas estreitas, que eram adequadas para um bairro de construções unifamiliares, onde se permitiu prédios com até 20 andares. Então, ao mesmo tempo em que isso significou melhora na infraestrutura, criou um adensamento populacional incompatível com o espaço inicialmente ocupado pelo Anchieta”, diz José Carlos.

Diante de transformações da cidade que afetaram e com os olhos no futuro, o ambientalista indica caminhos que podem tornar a vida mais apropriada no meio urbano. “Devemos pensar as nossas cidades não somente como o lugar de viver, mas também como o espaço de conviver, o que nos remete à questão do espírito comunitário”, recomenda.

Do local para o global

Para o presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, que é jornalista com especialização em Educação Ambiental, essa postura voltada para as questões locais de José Carlos Carvalho coincide com um princípio básico que deveria ser seguido por todo cidadão. “Na Educação Ambiental, repetimos uma expressão que é bastante popular, mas que não é tão praticada como poderia, que diz que devemos pensar globalmente e agir localmente. Esse pensamento do sociólogo alemão Ulrich Beck é bastante simples e significa que, para transformarmos o mundo da maneira como desejamos, devemos começar a atuar na comunidade onde vivemos. Esse é uma ideia que José Carlos pratica”, diz o presidente.

Segundo Carlos Alberto, quem conhece o ex-ministro percebe nele esse tipo de atitude. “Fomos vizinhos na Penafiel e, em várias ocasiões, inclusive em eventos da Amoran que ele sempre prestigia, tivemos a oportunidade de conversar longamente sobre assuntos diversos. Ao mesmo tempo, na minha atuação como ambientalista e como jornalista, pude acompanhar a atuação do secretário e do ministro, cujas gestões foram de grande importância para o Minas e para o Brasil e que denotaram o mesmo tipo de atenção com as causas ambientais e comunitárias que ele demonstra nas conversas informais. Por isso, como vizinho, como profissional e como presidente da Amoran, percebo que essa honraria que será concedida ao José Carlos pela UFLA é bastante justa e necessária e merece os nossos aplausos”, considera.

A cerimônia de entrega do título Doutor Honoris Causa ao engenheiro José Carlos Carvalho será transmitida pelo YouTube na próxima terça, 31 de agosto, a partir das 19h.

 


Colabore com a produção do Comunidade Ativa fazendo uma doação com qualquer valor.
Pelo Pix, use a chave casalbertorocha@gmail.com ou clique no botão abaixo para contribuir usando cartão ou boleto.