Cidadania

Zoobotânica reabre Aquário do São Francisco e testa novo sistema de agendamento de visitas

Uma das principais atrações da Zoobotânica de Belo Horizonte, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco voltará a receber visitas a partir da próxima quinta-feira, dia 16. Em função das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o acesso ao espaço estava restrito aos funcionários. Porém, após realizar um agendamento antecipado, será possível que o visitante volte a apreciar as 60 espécies de peixes disponíveis no local.

Um retrato do Velho Chico

O aquário ocupa área de cerca 3.000 m² e está dividido em dois pavimentos, que abrigam tanques quem soma uma capacidade total de 1 milhão de litros de água. A ambientação dos recintos foi realizada de maneira a representar o Rio São Francisco e, ao mesmo tempo, permitir que as tarefas de manutenção sejam executadas de forma apropriada.

A atração de maior destaque do complexo é o Aquário São Francisco, que tem capacidade para 450 mil litros de água e que busca representar um braço do Velho Chico. Nesse espaço o cenário reproduz tanto a margem quanto o leito do rio. Ainda, há a representação da diversidade da vida, vista na reprodução das complexas relações entre fauna, flora e ser humano.

O maior aquário temático do Brasil, o da Bacia do Rio São Francisco destaca ainda as riquezas culturais das regiões que representa. Entre os peixes mantidos na atração estão dourados, curimatãs, matrinchãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas.  Além das espécies nativas, o visitante também poderá conhecer outras exóticas, como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá. A infraestrutura ainda mantém auditório, banheiros, espaços de exposição, jardins, laboratório, lagoa e lojinha.

Agendamento simplificado

O agendamento de visitas à Zoobotânica é gratuito e único — tanto para o Jardim Zoológico quanto para o Aquário, Borboletário e Jardim Botânico e deve ser feito pelo Sympla (clique aqui). Após o agendamento, será emitido um comprovante, que deverá ser apresentado na bilheteria principal que dá acesso ao parque. Caso haja interesse em visitar a atração do São Francisco, é preciso fazer o pagamento de um ingresso à parte que pode ser adquirido em uma bilheteria própria do complexo.

A partir da quarta-feira, 15, será implantado em regime de teste um novo sistema de agendamento simplificado de visitas à Zoobotânica. Pelo sistema antigo a disponibilidade de ingressos ocorria por faixas de horário. A partir da mudança, será ofertada por turnos — manhã, de 8h às 12h, e tarde, de 13h às 16h.

De acordo com a Fundação de Parques e Zoobotânica, a medida visa facilitar a programação de deslocamentos dos visitantes, permitindo que a visita seja aproveitada ao máximo.

Além disso, também haverá a ampliação da janela de datas de uma só vez para reservas. Já na quarta-feira, por exemplo, será aberta a agenda para visitas até 12 de outubro.

E fica uma dica bem legal! Quem não conseguir fazer a reserva com antecedência pode tentar adquirir ingressos nos lotes extras, que são ofertados a partir das desistências de reservas, cuja disponibilidade é publicada sempre às 9h nos dias de funcionamento da unidade. Ah! Mas em qualquer situação cada pessoa só pode reservar um máximo de cinco ingressos por vez.

  • Clique aqui para conferir os horários de funcionamento e os valores de ingressos, inclusive para acesso com veículos.
  • Clique aqui para mias informações sobre a Zoobotânica.