Cultura

Circuito Municipal de Cultura realiza eventos presenciais e virtuais de música, cinema e dança em BH

As ações presenciais do Circuito Municipal de Cultura foram retomadas nesta segunda quinzena de setembro, informa a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O projeto é uma realização conjunta da SMC com a Fundação Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). Em sua segunda edição, o Circuito oferecerá ao público programação gratuita, com atrações especiais nas áreas da música, do cinema e da dança.

Segundo os realizadores, as ações manterão caráter híbrido, oferecendo opções presenciais e virtuais. Com isso, os espaços de BH receberão as atividades seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 — que incluem bilheteria eletrônica, o uso de máscaras e limitação de público, entre outras medidas —, ao mesmo tempo em que algumas atividades poderão ser acompanhadas pelo YouTube.

Com isso, de acordo com Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da FMC, a vocação plural do projeto ficará mais fortalecida. “O Circuito Municipal de Cultura segue realizando suas ações, acompanhando a dinâmica da cidade e fortalecendo a produção cultural realizada em Belo Horizonte. A programação é plural, tanto na oferta de linguagens artísticas, nos protagonismos em cena, e, agora, também nos formatos presencial, virtual e híbrido”, diz Aline.

Circuito Cine Santê

Fique atento para a programação, que foi iniciada no dia 15, com a estreia do projeto Circuito Cine Santê, do Cine Santa Tereza em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, que tem como foco na produção cinematográfica contemporânea. Nesta ação, o objetivo é dar visibilidade para temas diversos, sob várias perspectivas, com atenção para o cinema feminino, negro, indígena, LGBTQIA+ e para outros que se destacam pela força estética e política.

A primeira exibição do Cine Santê foi o longa Kevin, da produtora Embaúbas, dirigido por Joana Oliveira. O filme apresenta o reencontro de Joana com Kevin, uma amiga ugandense que a diretora conheceu quando ambas estudaram na Alemanha, há 20 anos. Na próxima sexta, 17, com a mediação de Vanessa Santos, a própria Joana debaterá com Clarissa Campolina e Luana Melgaço aspectos do filme. O debate poderá poderá ser acompanhado pelo canal da FMC no  YouTube da Fundação Municipal de Cultura (clique aqui para acessar).

No dia 13 de outubro, às 19h, será exibido Voltei!, de Ary Rosa e Glenda Nicácio.  O filme focaliza as irmãs Alayr e Sabrina que ouvem no rádio de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país. Para completar o quadro, outra irmã, Fátima, volta dos mortos para uma confraternização na noite histórica.

Música de Domingo

O tradicional Música de Domingo está de volta à programação de BH. Criado na década de 1950, o projeto surgiu com a proposta de fomentar e de difundir a música de orquestra e de câmara na capital. A partir de 1990, passou a ser realizado no Teatro Francisco Nunes, onde permaneceu até 2009, quando foi encerrado. Após 10 anos de interrupção, as apresentações foram retomadas em 2019, mas novamente foram suspensas, em função da pandemia.

Na nova etapa, o Música de domingo retorna com programação musical quinzenal, sempre nas tardes de domingo, que apresentará variadas facetas da música instrumental. Nesta edição o evento acontecerá de forma itinerante, realizando apresentações em alguns teatros da cidade.

A estreia acontecerá no dia 26, às 16h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com o show Jararaca do Assanhado Quarteto, que está lançando o segundo disco. Com a presença da musicista Carol Panesi, a apresentação também será exibida pelo canal da FMC no YouTube e pelo site do Circuito.

No dia 11 de outubro, também às 16h, o Acauã Ranne apresentará o show Septeto, no Teatro Feluma. Como convidada, o multi-instrumentista receberá a cantora Titane, em um espetáculo o que unirá cânticos sagrados do candomblé com sofisticadas harmonias do jazz, com o swing do samba e com a introspecção dos vissungos e dos reinados.

No dia 24 de outubro será a vez do Teatro Bradesco receber o show do novo disco Vórtice do compositor, arranjador e instrumentista Rafael Martini, que terá a participação de Ceumar (MG).

Mostra Corpo-Imagem-Movimento

A mostra Corpo-Imagem-Movimento integra o Programa de residências artísticas CRDançaBH, lançado em setembro, com foco na criação e na pesquisa nas áreas de artes cênicas e de audiovisual. A atividade foi criada pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte em conjunto com o Cine Santa Tereza, com a parceria do Goethe-Institute.

A mostra apresentará uma seleção de filmes que se conectam por meio das relações que estabelecem entre corpo, imagem, território, identidade, deslocamento e experimentação. Todas as sessões serão realizadas no Cine Santa Tereza, sempre às 19h.

Abrindo a programação, no dia 1º de outubro será exibido Um Filme de Dança (2013), da cineasta e coreógrafa Carmem Luz, que retrata a cena da dança no Brasil com atenção especial para a presença do corpo negro nesse universo artístico. O filme será exibido também no dia 9.

Nos dias 2 e 7 haverá a exibição de A Cambonagem e o Incêndio Inevitável(2021), de Castiel Vitorino Brasileiro. Por meio da expressão dos corpos femininos o filme evoca identidade, memória e ancestralidade.

Nos dias 3 e 8 de outubro, a terceira seção da mostra reúne as produções República (2020), da atriz e cineasta Grace Passô, Pattaki (2019), dirigido por Everlane Moraes, e Negrume (2018), de Diego Paulino. As produções formam uma tríade cujas performances transportam o espectador para outras realidades possíveis, entre sonhos xamânicos, planetas distantes e inundações.

Como última estreia da programação, nos dias 6 e 10 as sessões reunirão Lambada Estranha (2020), dirigido por Luisa Marques e Darks Miranda, Intervenção Jah (2019), dirigido por Daniel Santos, com co-direção e roteiro de Welket Bungué, e Swinguerra (2019), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Nos filmes os corpos se arriscam por diferentes espaços e investigações.

No dia 8, às 20h30, encerrando a programação da mostra, haverá o debate on-line com a participação de Grace Passô, Carmem Luz e Everlane Moraes, com mediação do pesquisador Breno Henrique, que poderá ser acompanhada pelo canal da FMC pelo YouTube.