Economia & Finanças

Plataforma do Banco Central permite consultar se o seu CPF está sendo usado em golpes

Com tantos vazamentos de dados e diante da intensa atividade de golpistas, é fundamental que as pessoas mantenham a atenção com relação ao uso do CPF. Para facilitar as consultas, desde o dia 1º de março, a plataforma Registrato, do Banco Central do Brasil (BCB), permite ao usuário fazer uma série de consultas relacionadas à utilização do cadastro federal em transações financeiras.

Na plataforma é possível consultar a emissão de cheques sem fundos, a contratação de empréstimos e de financiamentos, a situação de contas e de relacionamentos com instituições financeiras, a situação junto ao Cadastro Informativo da Receita Federal, as operações de câmbio e as chaves Pix que estejam associadas ao CPF consultado.

Acesso

Para acessar a Registrato, primeiro, é preciso criar uma conta Prata ou Ouro no sistema Gov.br (clique aqui para criar), que dá acesso a todos os serviços do Governo Federal voltados para o cidadão. Após o registro, basta acessar o site da plataforma (clique aqui) para fazer as consultas.

Alguns relatórios não são emitidos imediatamente. As consultas são gratuitas.