Guarda Municipal passa a utilizar o Espaço de Segurança Amoran como ponto de apoio
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) passará a utilizar o Espaço de Segurança Amoran como ponto de apoio para suas ações na região, compartilhando-o com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Além disso, com o objetivo de aumentar a proximidade da instituição com a população local, serão adotadas outras medidas, incluindo reuniões periódicas com a comunidade e a participação da Guarda no grupo de WhatsApp Moradores Seguros, que é administrado pela PMMG em parceria com a Amoran.
Essas estratégias foram definidas em reunião realizada na associação no dia 10 de junho. O encontro contou com a participação dos subinspetores Felipe Lírio e Nonato Fernandes, do guarda municipal Elvis Meireles, do presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, e da vice-presidente, Luciana Campos.

Aproximação
De acordo com Carlos Alberto, os resultados da reunião atendem a tratativas que vêm acontecendo há anos. “A boa relação da Amoran com a Guarda Municipal vem de longa data e tem surtido ótimos efeitos. A reunião consolidou mais uma parceria da associação que visa melhorar a segurança da região, a exemplo daquela que, há décadas, é mantida com a PMMG. Nossa expectativa é de que, com isso, a Guarda fique ainda mais próxima da comunidade”, ele diz.
Para o subinspetor Lírio, essa proximidade facilita o diálogo com a população e permite que as demandas sejam resolvidas com maior eficiência. “Esse tipo de diálogo é essencial na construção de um bom relacionamento com os moradores da região. Dessa forma, é possível aplicar as melhores soluções, de acordo com as particularidades de cada solicitação e das situações vivenciadas no dia a dia”, considera.
Lírio entende que o ponto de apoio na Amoran surge como fator primordial na construção de uma polícia comunitária. “Ele favorece a proximidade dos agentes com os moradores dos bairros, gerando familiaridade, confiança, segurança e, a cada dia, fortalecendo ainda mais a parceria entre a GCMBH e a comunidade local”, diz o subinspetor.
Respondendo à consulta do Comunidade Ativa sobre a impressão que tem das medidas anunciadas, o tenente Schettino, coordenador do policiamento da PMMG no Anchieta e no Cruzeiro, se manifestou de forma favorável. “A integração com a Guarda Municipal é uma excelente ideia. Temos que unir o máximo de órgãos e de pessoas interessadas em melhorar a região”, afirmou o policial.
Intervenções
Para receber de forma mais adequada os policiais militares e os agentes da GCMBH, foi realizada a pintura parcial do Espaço de Segurança Amoran. Contudo, de acordo com o presidente da associação, ainda são necessárias outras intervenções. “Na medida do possível, estamos melhorando as condições daquele espaço para que ele possa continuar servindo como uma referência de segurança na região, tanto para os agentes públicos quanto para a comunidade. No, entanto a nossa intenção é de modernizá-lo, o que só será possível se houver apoio dos moradores e dos empresários locais”, conclui Carlos Alberto.