Tecnologia

Prodabel oferece curso de informática online e de graça para idosos

Uma iniciativa da Prodabel, empresa responsável pelas áreas da Tecnologia da Informação do Município de Belo Horizonte, promete facilitar o acesso dos idosos ao mundo digital. Diante da necessidade de distanciamento social, a empresa passou a oferecer aulas virtuais gratuitas do curso Introdução às Novas Tecnologias, por meio do qual os instrutores apresentarão desde as funções mais básicas de acesso ao computador até o conhecimento mais específico do equipamento.

De acordo com a Adriano Ventura, da Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel, as aulas na plataforma de Ensino a Distância (EAD) foram adotadas como uma importante ferramenta de apoio à aprendizagem em tempos de isolamento social. “Esse deve ser o caminho para que a gente possa superar o período pandêmico e também o que virá após o surto dessa terrível doença. Acredito que temos duas maneiras de trilhar por esse caminho: através do conhecimento e da tecnologia. Daí a importância das aulas online”, afirma Adriano.

Segundo a Prodabel, o atendimento aos alunos e a apresentação das videoaulas acontecerão por meio de um aplicativo de comunicação da empresa. O conteúdo está dividido em 10 vídeos, criando a oportunidade para que os idosos aproveitem o tempo em casa para obterem um aprendizado bastante útil e  necessário para os tempos atuais.

Movimento Gentileza

A ação de inclusão dos idosos no universo da tecnologia acontece como uma extensão do projeto Gentileza Digital, idealizado pelo Movimento Gentileza, que, há dois anos e meio, vem apoiando várias inciativas que buscam uma cidade mais gentil com a cena urbana e com os cidadãos, atuando em parceria com o poder público municipal e com a iniciativa privada. Desenvolvido e coordenado pela voluntária social Ana Laender, o Movimento é responsável por ações de inclusão social e cultural de jovens e de idosos, pela requalificação do espaço urbano por meio da arte e pela preservação da memória da cidade.

Em tempos de pandemia, quando o distanciamento social passou a ditar a rotina das pessoas, a oportunidade que o projeto Gentileza Digital oferece pode garantir que os idosos consigam usufruir do universo da informática com maior autonomia. Com isso, o acesso deles ao “novo normal” se tornará mais fácil e interessante.

Se você quiser receber as aulas do EAD da Prodabel ou se deseja inscrever um idoso ou uma idosa no curso, clique aqui e preencha o formulário.

Fonte: PBH