Tecnologia

Os sites nos quais você navega são seguros? Descubra como identificar!

Desde a última segunda-feira, 17, os sites do jornal Comunidade Ativa e da Amoran passaram a exibir o desenho de um cadeado no lado esquerdo do navegador, junto ao campo onde você insere os endereços das páginas que deseja acessar (veja na figura abaixo). Isso significa que ambos passaram a utilizar uma conexão certificada, que é criptografada e, portanto, segura.

Mas, não se preocupe, pois antes não havia riscos ao navegar por eles. De fato, esta é uma preocupação específica para aqueles sites onde são inseridos dados que exigem privacidade — do tipo número de cartão de crédito e de documentos, entre outros —, como ocorre nos sites de vendas ou de serviços. Porém, considerando que a segurança é algo sempre essencial, é importante que a web ofereça confiabilidade em todos os ambientes, o que também pode ser visto como um critério de qualidade dos sites que você utiliza.

Conexão segura e certificado SSL

Quando um site exibe no navegador o aviso “Não seguro”, isso significa que a conexão que está se estabelecendo ali não é protegida de eventuais invasões. Nesta condição, a navegação na internet abre brechas para que algum mal intencionado, que esteja à espreita, na busca por informações dos internautas, possa obter dados sigilosos, que, no site não seguro, ficarão potencialmente expostos, permitindo que sejam roubados. Contudo, se os sites não seguros não são utilizados para transmitir informações confidenciais, não existem motivos para a preocupação. Por outro lado, considerando que os critérios de segurança estão se tornando uma tendência para todos os serviços de internet, é conveniente que as adequações sejam feitas.

Afinal, ao contrário do site não seguro, o cadeado exibido por um site seguro representa que a informação que está circulando por aquele canal, qualquer que seja ela, está sendo criptografada, ou seja, está sendo codificada de maneira a garantir absoluto sigilo na comunicação. As conexões que utilizam esta tecnologia recebem uma certificação, denominada SSL — do inglês Secure Socket Layer, ou Camada de Soquete Seguro, em tradução direta —, que atesta que todos os dados que trafegam entre o computador do internauta, o servidor web e o servidor de hospedagem do site estão devidamente protegidos.

Desta forma, as informações transmitidas por um site com certificação SSL só podem ser lidas por quem está na outra ponta da conexão e não podem ser utilizadas de maneira indevida pelos ladrões de dados.

Mais do que compras seguras, navegação segura

Talvez você já tenha reparado que antes do “www” do endereço de um site o seu navegador de internet insere algumas letras, que podem ser http ou https. Estas letras representam as portas e os protocolos que serão utilizadas pelo computador para se conectar à rede mundial. Quando a conexão é feita pela porta http ela não utiliza protocolos seguros e pode ser facilmente interceptada por alguém que saiba como fazê-lo — situação que é ainda mais facilitada quando a conexão é via wi-fi. Já o protocolo https ganha esse “s” no final justamente por oferecer a tão desejada segurança, que é garantida pela criptografia dos dados transmitidos.

Este recurso de segurança não é recente e está disponível desde meados dos anos 1990, mas, por muito tempo, só era utilizado por sites de governos e de grandes empresas que então já serviam da internet para transmitirem informações sigilosas.  Porém, a partir da popularização do comércio eletrônico esse critério de segurança se tornou amplamente necessário, fazendo com que o certificado SSL passasse a figurar como um critério de confiabilidade, o que vem se estendendo para todos os tipos de site e não somente para os que trabalham com informações confidenciais.

Ranqueamento no Google

Com base neste critério, desde 2018 o Google vem considerando a certificação SSL no ranqueamento das buscas. Em outras palavras, isso significa que sites certificados recebem uma classificação melhor dos motores de busca do Google do que os não certificados, o que faz com que eles sejam mais visíveis nos resultados.

Com isso, fica claro que este princípio de segurança também se tornou um item a ser considerado na qualidade de um site, independente do tipo de informação que ele veicula. Sendo assim, quando você visitar algum endereço que tenha o cadeado no navegador entenda que ali existe uma atenção especial com a segurança e com a qualidade da informação que é levada até você.