Saúde & Qualidade de Vida

Os riscos da saburra lingual e sobre como eliminar o problema

Além de ser esteticamente desagradável e de provocar desconforto em quem sofre com o problema, a saburra lingual — nome técnico dado à sujeira que se acumula na língua — figura entre os principais causadores do mau hálito e também pode acarretar danos mais sérios à saúde. Composto por uma mistura de resíduos — como células da mucosa da boca mortas, restos de alimentos e bactérias — o material pode ser facilmente identificado, assumindo a forma de um tapete esbranquiçado ou amarelado que se adere ao dorso da língua.

Causas

Geralmente, a saburra lingual surge em decorrência da higiene bucal mal feita, que permite que todo o material que deveria ser eliminado se o procedimento fosse feito corretamente se acumule como uma pasta sobre a língua. Em grande parte das vezes, as pessoas até acreditam que estão higienizando a boca de maneira eficaz ao dedicarem atenção especial aos dentes e às gengivas, o que de fato é essencial. Entretanto, ao negligenciarem a língua, que possui uma anatomia favorável ao acúmulo de sujeira, o problema pode surgir.

Além disso, episódios de estresse e de depressão, longos jejuns, alimentação rica em ingredientes pastosos, hidratação insuficiente e consumo prolongado de determinadas bebidas constituem alguns dos aspectos que favorecem a formação da saburra lingual. Ainda, características anatômicas, que incluem papilas gustativas elevadas e fissuras na língua, e pacientes que apresentam língua geográfica — condição clínica inofensiva, que faz surgir manchas na língua — estão entre os fatores que tornam as pessoas mais vulneráveis ao aparecimento do quadro.

A língua saburrosa também pode estar relacionada a alguma doença, como diabetes, alterações no estômago ou problemas no fígado. Se a condição estiver associada a outros sintomas é indispensável consultar um médico.

Consequências

Considerando que a saburra lingual é um material orgânico rico em nutrientes para determinados microrganismos, ela se torna o ambiente ideal para a proliferação das bactérias causadoras do mau hálito. Ainda, como há a proximidade da língua com faringe e com a laringe, existe também a possibilidade de os microrganismos avançarem para estes órgãos, podendo levar a inflamações e até à disseminação das bactérias pelo organismo.

Prevenção e tratamento

Beber bastante água e combater os quadros que favorecem o surgimento da saburra lingual são medidas que ajudam a prevenir o problema. Aliada à prevenção, a limpeza correta e regular da língua certamente eliminará os resíduos que são tão inconvenientes.

Para tanto, basta que em toda escovação a língua também seja escovada. Para facilitar o processo, grande parte das escovas de dentes possui no lado oposto das cerdas saliências que servem justamente a esta finalidade de limpeza.

O uso de raspadores de língua também é um método bastante eficiente na eliminação da sujeira. Porém, estes equipamentos exige muito cuidado e alguma habilidade na utilização, uma vez que, no lugar de solução, eles podem virar um problema quando são usados incorretamente. Neste caso, a pessoa pode machucar a língua de maneira bastante dolorosa, podendo agravar a situação. Afinal, com a língua ferida, além de ficar mais difícil limpá-la, o próprio ferimento pode se tornar fonte de mau hálito e ocasionar outros problemas.

Portanto, antes de recorrer a este método, converse com o seu dentista e não deixe de consultá-lo regularmente.