Tecnologia

5 funcionalidades do Google Maps que nem todo mundo conhece

Quem está familiarizado com o aplicativo não tem dúvidas de que o Google Maps é uma mão na roda. De fato, a ferramenta não chega a ser 100% como navegador GPS — eventualmente, quem já teve a experiência desagradável e até perigosa de ser orientado para um local nada amistoso sabe o que isso significa. Porém, como guia para encontrar endereços e rotas é extremamente funcional.

Contudo, além destas utilidades evidentes, existem outras funcionalidades que podem nos ajudar bastante no dia a dia e que nem todo mundo conhece. A seguir, confira as que o Comunidade Ativa considera mais interessantes.

1. Onde eu deixei meu carro?

Na correria diária e nas horas de lazer, quando a distração é ainda maior, que nunca passou pela experiência de esquecer onde estacionou o carro? Com o Google

Mapas ativado no celular, esse tipo de transtorno pode ser evitado com apenas um toque sobre o círculo azul que indica a sua localização naquele momento.

Feito isso, o comando abrirá uma aba contendo três opções, inclusive a que permite salvar o local de estacionamento.

2. Compartilhe a sua localização

Na mesma aba que será aberta quando você tocar sobre o círculo azul está a opção que permite que você compartilhe a sua localização em dado momento, o que pode ser feito pelo WhatsApp, Facebook e por outros aplicativos. Com isso, as pessoas em quem você confia poderão saber exatamente onde você está, o que contribui para aumentar a sua segurança.

Ainda na mesma aba está a função que informa o que há próximo ao local onde você se encontra. Assim, fica muito mais fácil encontrar bares, restaurantes e outros endereços úteis.

3. Transporte público

Quando você define um local para onde deseja seguir e abre a aba das rotas sugeridas, o Maps lhe dará opções de escolha entre as modalidades de transporte disponíveis nos trajetos previstos pelo aplicativo. Optando pelo ônibus você receberá informações sobre as linhas existentes para aquele itinerário, informando, inclusive, o horário de chegada dos próximos coletivos e o endereço do ponto de embarque mais próximo.

Informações semelhantes serão fornecidas quando houver disponibilidade de trem para determinada rota.

4. Mapas offline

Há lugares onde a internet não está disponível nem mesmo por meio da navegação móvel. Ainda assim você poderá utilizar o Google Maps como um guia da região. Pra isso, com antecedência e enquanto o celular estiver conectado à internet, será necessário baixar o mapa do lugar para onde você está seguindo. Depois, ainda que você esteja sem conexão, você terá em mãos todas as informações necessárias para se orientar com segurança pela região.

5. Viajando e ouvindo música

Um incômodo, que pode até ser arriscado quando o Google Maps está sendo utilizando enquanto você está dirigindo, é ter que sair do aplicativo para trocar uma música no Spotify ou no Google Play Música. Esse inconveniente já não existe nas versões mais atuais do Maps.

Clicando sobre a sua foto de perfil no Google e, em seguida em Configurações e Configurações de Navegação ative a opção “Exibir controles de reprodução”. Logo os ícones do player ficarão disponíveis junto ao mapa.