Cultura

Lançada a 7ª Edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público de BH. Na pauta, o nosso patrimônio cultural.

Na quinta-feira, 10 de dezembro, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte publicou a 7ª Edição da Revista Eletrônica, o periódico anual que inclui artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas que têm como objetivo principal oferecer conhecimentos sobre a capital a todos os níveis de ensino. Porém, considerando a qualidade das informações nela contidas, a publicação também pode servir a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a realidade belo-horizontina, fazendo isso a partir de documentos elaborados com rigor científico que contemplam aspectos sociais, culturais e ambientais, entre outros que dizem respeito à nossa cidade.

Lançamento

O lançamento da 7ª Edição da Revista Eletrônica contou com a presença de Laura Moura Martins, analista de Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha–MG), e de Daniel Silva Queiroga, advogado, professor e especialista do patrimônio cultural. Ambos são estudiosos de Belo Horizonte e possuem amplo conhecimento sobre a cultura local.

A nova edição apresenta o dossiê O Patrimônio Cultural em Belo Horizonte, que coleciona reflexões sobre as diferentes formas de reconhecimento dos aspectos da cultura do município em suas dimensões material e imaterial. Em 2020, a Revista Eletrônica apresenta 16 artigos, além de uma resenha, uma entrevista e duas propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula. Os textos foram elaborados por autores de áreas acadêmicas diversas e tratam dos aspectos do patrimônio cultural da cidade em suas variadas formas. As abordagens permitirão que o leitor desenvolva uma reflexão sobre políticas patrimoniais, memória, história e identidade em Belo Horizonte.

 

“Muitos são os esforços em pesquisas e as mobilizações para o reconhecimento e a salvaguarda dos bens culturais, caros à diversidade identitária de nossa sociedade. A escolha do tema desta edição se deve ao fato de que, mais do que nunca, as políticas patrimoniais devem estar asseguradas e cada vez mais fortes para a preservação da cultura, da memória e da história de todos”, destaca a Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.

Edições anteriores

Lançada em 2014, a Revista Eletrônica abrange as várias áreas do conhecimento que se dedicam a compreender a cidade de Belo Horizonte em sua dimensão histórica e cultural. Todos os artigos publicados passaram por avaliação de estudiosos de notório conhecimento sobre o tema abordado. Com a intenção de estimular o debate sobre a cidade, em cada edição a revista traz assuntos que permitem ao leitor a conhecer a capital mineira com maior profundidade e amparado em estudos consistentes.

Até a edição de 2017, a Revista Eletrônica não era organizada em torno de um tema central e apresentava artigos variados de áreas de interesses diversas. Desta forma, por exemplo, a primeira edição reúne o artigo Tensões do Espaço Público, do historiador Carlos Alberto Oliveira, que trata das praças e jardins da capital em seu contexto histórico, ao Triste Horizonte, da também historiadora Sarah Cruz Ferraz, que observa o movimento de defesa da Serra do Curral articulado na década de 1970. O desenvolvimento da capital na era Vargas, a presença do islamismo na cidade e inúmeras análises sobre os aspectos ambientais e culturais belo-horizontinos, entre tantos outros temas, são combinados para compor os quatro primeiros volumes da revista.

A partir de 2018, contudo, um eixo temático passou a orientar os trabalhos apresentados.

Confira a seguir cada uma das edições disponíveis.