Saúde & Qualidade de Vida

Os riscos do piercing na boca

Não resta dúvidas de que a prática do body-piercing não é um modismo passageiro. Ao contrário, é uma manifestação cultural milenar, que, na Antiguidade, era adotada por motivos religiosos, como forma de demonstrar posição social ou por razões meramente estéticas.

Com 5.300 anos, a múmia de Ötzi, por exemplo, foi encontrada nos Alpes de Örtzal, na divisa entre a Itália e a Áustria, com marcas do uso de piercing. Datado do século 9 a.C., um relevo de pedra em Nimrud, no Iraque, onde viveu a civilização assíria, também mostra um homem usando alargadores nas orelha, peças que estão no contexto do body-piercing..

Nos dias de hoje, o acessório é usado como meio de manifestar autoconfiança, irreverência, rebeldia ou como um simples estilo pessoal, que encontra adeptos entre homens e mulheres. Se implantado e cuidado de forma correta, não oferece riscos

Porém, se houver negligência no trato com o piercing a saúde pode ser seriamente ameaçada. Principalmente se ele for colocado na boca.

Piercing na boca

Quando o local escolhido é a boca, os riscos para a saúde são ainda maiores do que quando é implantado em outras partes do corpo. Por isso, é necessário seguir recomendações especiais para que o acessório não se transforme em um problema.

Comece pensando na escolha do material, que deve ser de alta qualidade. O aço cirúrgico, o titânio e o ouro são os metais mais indicados. Porém, mesmo escolhendo um bom material, é importante conhecer antecipadamente os riscos que a peça oferece, a fim de saber como evitá-los.

Possíveis danos

Além da possibilidade de provocar feridas na gengiva, problemas de canal, fraturas e alterações na cor dos dentes ou de restaurações, a formação de queloides e a infecção local também podem acontecer com quem coloca piercing na boca. Os processos infecciosos são extremamente preocupantes. Em casos mais graves, por exemplo, a infecção pode evoluir para a endocardite bacteriana, que é uma inflamação do coração, que pode até levar à morte.

Essa preocupação existe porque, suando colocado na boca, o piercing vai permanecer em um ambiente que abriga milhões de bactérias, aumentando assim a possibilidade de surgirem infecções. Por isso, a higiene durante a colocação do acessório e diariamente, ao longo de todo o tempo em que ele for usado, precisa ser rigorosa.

Prevenção

Sendo assim, que opta pelo uso do piercing na boca deve ter um cuidado especial na escolha do profissional, que deve ser capacitado, sem deixar qualquer dúvida sobre a qualidade dos procedimentos que adota. Após a aplicação, também é necessário aumentar a atenção com a higiene bucal, com uma dedicação maior sobre local onde a peça foi colocada.

O piercing também precisa estar sempre limpo e sem sinais de desgaste. No dia a dia, é indispensável seguir criteriosamente todas as recomendações que forem passadas pelo profissional que se encarregar da colocação do acessório.

Em caso de dúvida, vale a pena conversar com o dentista antes e depois da colocação do piercing. Se surgir qualquer problema, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Quanto mais cedo, melhor.