De terça a quinta, a Jornada da Alimentação oferecerá um ciclo de palestras gratuitas para o setor gastronômico de BH

Para se adaptarem às regras de isolamento impostas pela pandemia, bares, restaurantes e lanchonetes tiveram que reestruturar a forma de atendimento à clientela. Os estabelecimentos que já mantinham o atendimento via delivery não estão enfrentando tanta dificuldade no processo, havendo apenas a necessidade de priorizar o modelo de negócio. Entretanto, os mais tradicionais, que atuavam somente por meio do contato presencial com os clientes estão atravessando uma fase mais complicada na adaptação. Porém, de terça (13) a quinta-feira (15) eles poderão contar com o apoio de quem entende do assunto.

Jornada da Alimentação

Pretendendo auxiliar os empreendedores as áreas de alimentação a traçarem estratégias de gestão e ampliarem as vendas por meio da entrega de seus produtos, a Prefeitura Municipal de belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, firmou parceria com o Sebrae Minas para a realização da Jornada da Alimentação, um ciclo de capacitação gratuito que será transmitido ao vivo pelo YouTube entre as 15h e às 16h dos dias 13 a 15 de abril. O evento oferecerá palestras de especialistas e de empreendedores convidados que falarão sobre as boas práticas que adotaram por meio das consultorias do Sebrae. Serão abordados temas como atratividade do cardápio, perfil dos clientes e delivery, entre outros.

Diagnóstico e apoio

Para Gilberto Castro, presidente da Belotur, a pandemia acelerou a digitalização dos negócios e serviços nos mais variados setores da economia, o que levou a PBH a buscar promover a capacitação do setor gastronômico, que tem grande destaque na capital. “Desde o ano passado, a Belotur, em parceria com o Sebrae, iniciou um importante projeto de diagnóstico da reputação digital da gastronomia de Belo Horizonte. Depois de atender e capacitar cerca de 150 estabelecimentos nos últimos meses, foi pensada a realização desta Jornada da Alimentação considerando os desafios e dores resultantes da escuta dos empreendedores deste segmento”, diz Castro.

De acordo com Renato Lana, analista do Sebrae Minas, os empreendedores que participarem da jornada aprenderão, por exemplo, a criar conteúdos para redes sociais e descobrirão formas de melhorar o atendimento, a entrega, a gestão e a operação do negócio de delivery. “Nesse momento de pandemia, é importante que toda a equipe esteja alinhada ao propósito da empresa e às expectativas do cliente”, considera Lana.

Prepara Gastronomia

A Jornada da Alimentação está inserida no contexto do programa Prepara Gastronomia, que visa apoiar os pequenos negócios do setor gastronômico a se reestruturarem e a planejarem a retomada das atividades de forma segura, tanto para a clientela quanto para os funcionários. A partir desta ação, empreendedores e empresários terão acesso a conteúdos voltados especificamente para o segmento da alimentação. Além das palestras e cursos online, o programa também oferece acesso a e-books, artigos, planilhas e a vídeos informativos.

Programação

Terça, 13/04
Como aumentar suas vendas pelo delivery/aplicativo?
Quarta, 14/04
Seu cardápio é atraente? Dicas para lucrar mais.
Quinta, 15/04
O que o seu cliente compra e o que o seu funcionário vende?

Horário
Sempre de 15h às 16h.

Transmissão: youtube.com/sebraeminas