Cultura

Carpinejar no Sempre um Papo desta quinta, 20 de maio

Nessa quinta-feira, 20 de maio, o Sempre um Papo tem como convidado o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar. Filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, o autor conversará com Afonso Borges sobre o seu livro Coragem de Viver (Planeta, 160 páginas), lançado em março de 2021, que faz uma homenagem aos 30 anos de carreira literária da mãe.

Coragem de Viver

O livro apresenta 59 textos acompanhados de ilustrações que resgatam as memórias da professora, advogada e defensora pública Maria Carpi, que, em 1990, estrearia também na literatura, aos 51 anos. Considerada por muitos uma das principais poetas brasileiras da atualidade, a autora foi quem ensinou Carpinejar a ler, quando a escola já havia desistido dele. Também foi ela quem o ajudou a criar a filha, quando ele cursava Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que o impulsionou na literatura, comprando parte da edição do seu primeiro livro, As solas do sol, de 1998, se que ele soubesse.

Em Coragem de Viver, Carpinejar resgata as lições mais importantes que recebeu na companhia da mãe, criando uma narrativa emocionante e envolvente. Até mesmo acontecimentos cotidianos — como o ato de devolver um pote para a mãe, que antes estivera cheio de alguma porção de comida afetiva —  são recordados nas reflexões do autor. Em síntese, o livro apresenta uma trajetória de fé, ciúme, longevidade, sensibilidade, compaixão, egoísmo, dor, tristeza e superação.

Viral em “guardanapos poetizados”

Nascido em Caxias do Sul (RS) em 1972, Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros de maior sucesso no país. Com 46 livros publicados e mais de duas dezenas de prêmios literários — incluindo dois Jabutis — é dono de uma obra que transita entre gêneros variados, que contemplam a poesia, a crônica, a memória, a literatura  infanto-juvenil e reportagens, e que transitam dos sofrimentos amorosos à filosofia dos dias comuns.

Na infância o escritor passou por sérias dificuldades na escola e chegou a ser diagnosticado com “retardo mental”, mas encontrou na mãe a sustentação que precisava. Sem concordar com a opinião médica, desde cedo, Maria Carpi estimulou a veia poética do filho. Tanto que, quando ele tinha oitos anos, ela publicou seus versos no convite de para o velório da avó do garoto, que estreou de forma bastante peculiar.

No ano passado, com o lançamento de Colo, Por Favor! – Reflexões Em Tempos de Isolamento (Planeta, 176 páginas), que embarca nas aflições geradas pela pandemia, Carpinejar ultrapassou a soma de 700 mil exemplares vendidos em toda a sua obra. Além disso, se tornou mania entre os quase 3 milhões de seguidores que, somados, o acompanham no Facebook, Twitter e Instagram. Criador dos “guardanapos poetizados” — versos que são escritos a mão em guardanapos, que são fotografados e publicados nas redes sociais —, o poeta é autor de frases que rapidamente viralizam na internet.

Carpinejar também mantém uma coluna no jornal O Tempo, daqui de BH, e faz uma participação como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

O Sempre um Papo ao vivo com Fabrício Carpinejar será exibido nesta quinta-feira, 20 de maio, a partir das 19h, no canal do programa no YouTube e pelas páginas no Instagram e no Facebook.