Cidadania

Cursos gratuitos promovem a inclusão digital em BH

Podemos entender a inclusão digital como a condição que permite que as pessoas tenham acesso e saibam usar as tecnologias da informação existentes na atualidade — como os recursos oferecidos por computadores e smartphones, por exemplo. Além de proporcionar meios para que o indivíduo consiga agilizar o dia a dia em várias tarefas, os recursos tecnológicos também o favorecem com melhores condições para que possa se inserir na sociedade de forma mais efetiva.

Também é importante considerar que, se antes da pandemia a inclusão digital já se mostrava necessária, agora se tornou imprescindível. Porém, nem todo mundo está preparado para usufruir de todas as funcionalidades que os recursos digitais proporcionam. Além disso, ainda que o conhecimento sobre esses recursos esteja disponível, nem sempre é fácil acessá-lo.

Por isso, é importante aproveitar as oportunidades que surgem, principalmente quando elas são gratuitas.

Cursos da PBH

Nesse sentido de facilitar o acesso a conhecimentos relativos ao mundo digital, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) está oferecendo vários cursos on-line e sem custo, que permitirão a inserção do aluno nesse universo por várias frentes. Empreendedorismo digital, novas tecnologias, programação e ferramentas para home office serão os temas abordados por instrutores da Prodabel, a empresa de informática da PBH. Além de apresentarem as aulas virtuais no portal de Educação a Distância da Prefeitura, os professores passarão orientações por chat, e-mail e WhatsApp. Os cursos terão foco especial voltado para a qualificação profissional e para o fomento ao empreendedorismo.

Para o presidente da Prodabel, Leandro Garcia, em um momento em que tudo está migrando para o mundo digital, como está ocorrendo durante a pandemia, é ainda mais importante a capacitação nas áreas da informática e da tecnologia. “Esses cursos ofertados têm sido uma grande oportunidade para quem quer entrar no mundo digital, aprender um pouquinho mais, e para quem quer

 

se profissionalizar como um programador’’, avalia Garcia.

Conteúdos disponíveis

No momento, a PBH está disponibilizando os seis cursos a seguir, com vagas limitadas a 300 pessoas.

Empreendedorismo Digital – Uso das mídias sociais

O curso tem por objetivo capacitar pessoas que possuam negócios, potencializando o uso das ferramentas digitais de comunicação e vendas, disponíveis na Internet.

Oficina de Educação Ambiental – Foco em resíduos eletroeletrônicos

A ideia é proporcionar ao aluno vivência prática, que permita que ele desenvolva a consciência sobre a situação do destino correto desse tipo de resíduo.

Introdução às Novas Tecnologias

O curso é voltado para o conhecimento do computador, internet, redes sociais, apresentando também instruções sobre como trabalhar com e-mail.

Ferramentas para Home Office I

A intenção é de que, ao final do curso, o aluno saiba como criar uma conta de e-mail, compreenda o uso do Google Drive, de agenda on-line e de videoconferências.

Ferramentas para Home Office II – Aplicativos on-line

O objetivo é ampliar os conhecimentos e habilidades em quatro aplicativos disponíveis no Google Drive, que facilitam a execução e o armazenamento de conteúdo.

Editor de Planilha Eletrônica I e II

O curso destina-se a proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências práticas para a utilização da planilha para realização de cálculos simples e complexos para organização de dados e informações e também a habilitação em funcionalidades avançadas.

Programação WEB – Programando Sonhos Delas

O Projeto Programando Sonhos Delas tem como foco principal incentivar as mulheres a se capacitarem nas áreas de tecnologia, com um curso específico para promover a capacitação de mulheres nas habilidades de desenvolvimento e manutenção de projetos para web.

Ao final de cada curso será emitido um certificado para aqueles alunos que apresentarem aproveitamento mínimo de 60%. A inscrição é gratuita e os cursos estão abertos para qualquer pessoa.  Clique aqui para se inscrever.

Se você não se interessa diretamente pelos cursos, talvez conheça alguém para quem eles possam ser úteis. Então, compartilhe essas informações!