Cidadania

Estoques de sangue no Hemominas estão em níveis alarmantes! Doe e ajude a regularizar a situação.

Justamente o mês de junho, que a Fundação Hemominas dedica ao doador de sangue , começou com os estoques da entidade em situação alarmante para quase todos os tipos sanguíneos (veja no quadro abaixo). Somente os tipos AB+ e B+ estão em níveis considerados adequados ou estáveis. Os demais estão nivelados em posições de alerta ou críticas.

Posição em 2 de junho de 2021, segundo a Hemominas. (Imagem: Reprodução/Hemominas)

No dia 25 de maio, quando os estoques na capital já estavam em situação preocupante, a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, fez um apelo à população para doar sangue (assista ao vídeo no final da matéria), o que pode ser feito sem dificuldades por grande parte das pessoas.

Critérios de doação

Em linhas gerais, os doadores devem gozar de boa saúde e ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a pessoa com idade máxima já tenha doado antes dos 60 anos. Aconselha-se que seja feita uma boa hidratação antes e depois da doação, que não pode acontecer se o candidato a estiver em jejum.

Na hora da doação basta apresentar um documento de identidade original que contenha foto — Carteira de Identidade, carteiras de conselhos de classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação. Também podem ser apresentados documentos digitais que permitam a verificação, desde que tenham assinatura para conferência.

Mulheres podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre duas doações.

Outros critérios mais detalhados você consegue obter pelo site da Hemominas (clique aqui para mais informações). Para facilitar ainda mais o procedimento, ele pode ser agendado com muita facilidade pela internet (clique aqui para o agendamento).

Então, não deixe de cumprir essa missão de solidariedade e de cidadania e doe sangue.