Pelo bairro

Falecimento do engenheiro Geraldo Fonseca, ex-diretor e atuante associado da Amoran

Em função de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca, faleceu na manhã do último domingo, 06 de junho, o engenheiro Geraldo de Almeida Fonseca, que, de 1994 a 2009, foi dedicado integrante da diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran). Antigo morador local, Dr. Geraldo, como era tratado por muitos no bairro, participou decisivamente dos esforços para a fundação da Amoran, ocorrida em 1988, e, mesmo após deixar a diretoria, permaneceu como firme apoiador das causas da região.

O engenheiro Geraldo Fonseca com o presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, em almoço da Associação realizado em junho de 2019 (Foto: Arquivo da Amoran)

Nascido em 26 de janeiro de 1926, em Três Corações, no sul de Minas, Geraldo Fonseca graduou-se pela Escola de Minas de Ouro Preto em 1951. Por 67 anos, atuou como engenheiro em várias obras de construção pesada, com destaque na construção de túneis.

Ao lado da esposa, a farmacêutica Haideé, com quem se casou em 1953, Dr. Geraldo foi um membro bastante presente na Paróquia de São Mateus. Com esta presença, inclusive, fez parte do grupo de paroquianos que, há 33 anos, apoiou a criação da Associação de Moradores.

Para o presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, seja como membro da diretoria ou como associado, Geraldo Fonseca denotava o espírito que move o associativismo comunitário. “Dr. Geraldo sempre demonstrou um carinho especial pela Amoran e, quando solicitado, não se furtava a apoiar a Associação. Nas ocasiões que tive a satisfação de conversar com ele, além do papo agradável e inteligente, ele manifestava uma postura de cidadania que, infelizmente, não é tão comum nos dias de hoje. Era um posicionamento interessado pelos problemas locais e pelas formas de solucioná-los com a participação da comunidade, algo que hoje não está muito fácil de encontrar e que faz falta à sociedade”, diz Carlos Alberto.

Além da esposa Haideé, Geraldo Fonseca deixa filhos e netos.