Cidadania

Eleições nos CRTTs criam oportunidade para o belo-horizontino participar das políticas de trânsito da cidade

Na próxima segunda-feira, 26, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) iniciará abrirá a inscrições de eleitores e de candidatos a membros que participarão das eleições das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito (CRTTs) da capital. Até o dia 1º de agosto, os interessados deverão preencher um cadastro obrigatório no site da PBH, que os habilitará a votar ou a disputar uma das três vagas para titulares e três para suplentes disponíveis em cada uma das regionais.

Diferente das eleições anteriores, que ocorreram presencialmente, visando cumprir os protocolos de segurança de combate à pandemia em BH, em 2021 todo o processo será virtual. Após a inscrição, por email ou WhatsApp, os eleitores e os candidatos habilitados receberão um número de identificação que será utilizado no dia da votação (veja abaixo as datas de cada regional). Qualquer pessoa pode participar, tanto como eleitor quanto como candidato, bastando para isso ser residente em Belo Horizonte.

No ato da inscrição será necessário o envio de uma imagem digitalizada de um documento de identificação com fotografia — frente e verso — e comprovante de endereço. O arquivo pode ser em formato PDF, JPEG, JPG ou PNG, com até 10 mb.

O que são as CRTTs

As comissões são os órgãos colegiados de participação popular que asseguram que os belo-horizontinos sejam representados nos processos de elaboração das políticas de transporte da capital. Desta maneira, a população não só pode acompanhar as decisões sobre transporte coletivo e trânsito como também consegue apresentar demandas diretamente ao poder público municipal e opinar sobre as soluções.

BH conta hoje com nove CRTTs, cada uma delas respondendo por uma região da cidade. De acordo com a abrangência, elas variam entre 12 e 15 membros titulares e os mesmos números de suplentes. Nas próximas eleições haverá a renovação de três titulares e três suplentes.

Confira abaixo a composição ede cada CRTT.

  • Barreiro: 15 titulares e 15 suplentes.
  • Centro-Sul: 15 titulares e 15 suplentes.
  • Leste: 12 titulares e 12 suplentes.
  • Nordeste: 15 titulares e 15 suplentes.
  • Noroeste: 12 titulares e 12 suplentes.
  • Norte: 12 titulares e 12 suplentes.
  • Oeste: 15 titulares e 15 suplentes.
  • Pampulha: 12 titulares e 12 suplentes.
  • Venda Nova: 12 titulares e 12 suplentes.

As eleições serão realizadas também virtualmente pelo Zoom, de acordo com as orientações que enviadas a candidatos e a eleitores após as inscrições. Clique aqui, para mais informações.