Saúde & Qualidade de Vida

Confira quais são as especialidades da odontologia reconhecidas no Brasil

Quanto pensamos em um dentista, automaticamente, nos vem à mente os tratamentos de prevenção e de correção que são necessários para manter os dentes saudáveis, o que é natural. Afinal de contas, este é o profissional que se encarrega de cuidar para que a dentição de seus pacientes mantenha suas funções estéticas e de mastigação.

Porém, em sua área de atuação, o dentista pode exercer funções que abrange muito mais do que os procedimentos dentários. De fato, odontologia é uma especialidade da saúde humana que se dedica a estudar e a tratar o sistema mastigatório, o que, além dos dentes e dos tecidos da boca, compreende a ossatura da cabeça e do pescoço.

Sendo assim, quando os tratamentos — inclusive médicos — se relacionam com estas regiões do corpo humano, muitas vezes surge a necessidade de interferência de um dentista especializado. Confira a seguir quais são as 23 áreas de especialização que atualmente são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

 

Cirurgia Bucomaxilofacial

O termo “bucomaxilofacial” até dá uma boa dica sobre essa especialização. Afinal, não é difícil deduzir que “buco” se refere à boca, “maxilo” aos maxilares e “facial”, claro, à face. Contudo, o dentista que tem essa especialidade vai além, uma vez que ele trata cirurgicamente de doenças, de deformidades ou de traumas na cabeça e no pescoço, incluindo, claro, os da cavidade oral, na face e dos maxilares.

Odontopediatria

O odontopediatra é o dentista especializado em todos os aspectos relacionados à saúde bucal das crianças. Assim, além daquelas que buscam a prevenção e o tratamento de lesões nos tecidos, nos dentes, nas articulações e em toda a estrutura de mastigação dos pequenos, estão entre as atribuições desse especialista promover a educação infantil e dos adultos quanto aos procedimentos que contribuem para que a boca se mantenha saudável ao longo da infância.

Odontogeriatria

Se o odontopediatra cuida da saúde bucal das crianças, o ondontogeriatra, por sua vez, é aquele que estuda, promove a prevenção e trata dos problemas odontológicos que são decorrentes do envelhecimento. Contudo, nessa especialidade, o dentista também se ocupa dos tratamentos preventivos e curativos de todo o chamado sistema estomatognático dos idosos — que, além dos dentes, inclui os ossos e musculaturas relacionados à boca, os lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação (relacionadas a articulação das palavras) e até de respiração.

Endodontia

O sufixo “endo” comporta a ideia de interioridade, daquilo que está dentro de alguma coisa. Portanto, a Endodontia diz respeito aos tratamentos que são direcionados para preservar ou tratar os tecidos internos dos dentes, que são a polpa e os tecidos perirradiculares, bem como as cavidades dos dentes.

Por isso, cabe ao endodontista realizar o tão temido tratamento de canal.

Periodontia

O sufico “peri”, por sua vez, sugere tudo aquilo que está no perímetro ou à volta de alguma coisa. Portanto, a Periodontia estuda, diagnostica, previne e trata as doenças que surgem à volta dos dentes — como as das gengivas.

Prótese Dentária

O uso de uma prótese dentária visa o restabelecimento das funções que o dente cumpre naquele tal sistema estomatognático que vimos acima. Além de restaurar o conforto e a estética bucal do paciente, o dentista especializado em prótese dentária também promove a restauração dos mecanismos de mastigação e dos demais associados à dentição.

Implantodontia

Existem situações em que, no lugar da prótese, promover o implante de dentes se apresenta como uma solução mais apropriada para o paciente. Cabe ao dentista especializado na Implantodontia avaliar as características do paciente e realizar esse procedimento.

Prótese Bucomaxilofacial

Por meio de próteses, o especialista em Prótese Bucomaxilofacial cuida reabilitar situações de perdas ou de malformações faciais ocorridas por traumas, doenças ou distúrbios de desenvolvimento.

Ortodontia

Podemos dizer que a Ortodontia é uma espécie de ortopedia voltada para a boca e para a dentição. Cabe, portanto, ao ortodontista promover a prevenção, a supervisão, a orientação ou a correção do desenvolvimento do aparelho mastigatório, o que é alcançado com o uso de aparelhos.

Ortopedia Facial dos Maxilares

Esta é de  fato uma ortopedia que se destina ao tratamento dos desequilíbrios dos dentes, das estruturas orais e do complexo craniofacial que faz uso de recursos terapêutico e visa o reequilíbrio morfofuncional (que diz respeito à forma e à função) de todo o sistema estomatognático.

Dentística

A Dentística é uma especialidade da odontologia que visa melhorar a estética e as funções da mastigação e reabilitar dentes que tenham sido afetados por cáries, fraturas ou por desgastes. Utilizando procedimentos cosméticos, o dentista desta especialidade faz a restauração dos dentes utilizando resinas, facetas, fazendo o clareamento ou utilizando outras técnicas.

Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial é uma especialidade recente da odontologia que, utilizando procedimentos e materiais diversos — tais como a aplicação de toxina botulínica, fios de sustentação e estimuladores de colágeno — busca obter maior equilíbrio entre os aspectos funcionais e estéticos da face. Por exemplo, com um procedimento dessa natureza o dentista pode conseguir corrigir alguma imperfeição que afete negativamente o sorriso do paciente.

Estomatologia

A Estomatologia se dedica a prevenir, diagnosticar, indicar tratamentos e a tratar doenças da boca, das estruturas anexas, do reflexo de doenças sobre nos aspectos orais ou que possam interferir em tratamentos odontológicos.

Odontologia Legal

Esta é uma especialidade auxiliar da medicina legal e da criminalística que visa identificar pessoas por meio da análise do crânio, da face e da dentição.

Odontologia do Trabalho

A Odontologia do Trabalho busca promover a saúde bucal do trabalhador naquilo que esteja relacionado à sua atividade laboral.

Odontologia do Esporte

A Odontologia do Esporte visa a saúde bucal dos atletas com os objetivos de melhorar o rendimento esportivo e de prevenir lesões.

Patologia Oral e Maxilofacial

Esta é uma especialidade laboratorial que se dedica ao estudar as alterações da boca e das estruturas anexas, visando apresentar diagnósticos e prognóstico relacionados a elas.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

As radiografias e outros exames de imagem necessários aos diagnósticos e à documentação da estrutura oral são de responsabilidade do especialista em  Radiologia Odontológica e Imaginologia.

Odontologia em Saúde Coletiva

A Odontologia em Saúde Coletiva é uma especialidade que estuda os fenômenos que afetam a saúde oral de uma coletividade. Para tanto, o especialista se serve de análises, organização, planejamentos, execução e avaliação de serviços, de projetos ou de programas de saúde bucal voltados para determinados grupos populacionais, tendo como ênfase o caráter preventivo das ações.

Acupuntura

Sim! A Acupuntura também é uma especialidade da odontologia! Ela é utilizada para resolver lesões que afetem a cavidade oral, como aftas, síndrome da ardência bucal e xerostomia. Em geral, o dentista acupunturista atua em colaboração com outras especialidades.

Homeopatia

Na odontologia, a Homeopatia visa prevenir, diagnosticar, prognosticar e tratar doenças da boca e das estruturas anexas, bem como controlar os problemas bucais que interfiram na na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Como a Acupuntura, essa especialidade também atua de forma integrada com outras especialidades.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

O especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial busca esudar, diagnosticar e tratar dores da região oral e de estruturas relacionadas.

Odontologia para Pacientes Especiais

A Odontologia para Pacientes Especiais se dedica a pacientes que, por algum motivo, apresentem alguma complexidade biológica, psicológica ou social que dificultem as ações preventivas e a realização de procedimentos de prevenção e de tratamentos.