Tecnologia

Estudo da Dell confirma que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas

Um levantamento feito pela Dell Technologies ao redor do mundo confirmou um fenômeno importante que o senso comum já indicava. Em função da pandemia, nos últimos meses, as empresas passaram por transformações digitais que, em condições normais, levariam anos para acontecer. O estudo apontou que 79% dos empreendedores estão reinventando seus negócios para se adaptarem à nova realidade gerada pelo surto da Covid-19.

A análise, que resultou no Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT Index) 2020, verificou que em torno de 87% das empresas brasileiras adotaram alguma iniciativa voltada para transformação digital no ano passado. Contudo, 58% dos empreendedores informaram que houve pouco ou nenhum progresso com a adoção de novas tecnologias.

O motivo estaria na complexidade dos processos e na necessidade de haver reestruturações internas de grande alcance na empresa. Porém, a maior parte percebe que o avanço será fundamental para a sobrevivência do negócio.

Levantamento bienal

O DT Index está em sua terceira edição, com as duas anteriores tendo sido apuradas em 2016 e em 2018. O índice se propõe a ser uma referência global indicativa do status de transformação digital das empresas. A penúltima publicação, de 2018, apurou que o processo de avanço empresarial na área estava atrasado em comparação com a disponibilidade tecnológica, o que indicava uma necessidade urgente de avanço no setor.

Buscando entender o que o empresariado tem feito para transformar suas organizações diante do quadro atual, a Dell Technologies entrevistou 4.300 dirigentes empresariais de todo o mundo que revelaram os aspectos que demonstram o espírito de momento. Por exemplo, o estudo identificou que um entre três empresários teme não conseguir manter a atividade nos próximos anos e 60% acreditam que, mesmo mantendo, não poderão garantir a permanência do mesmo número de empregados, com expectativa de que os níveis de lucratividade devam levar alguns anos para voltarem aos patamares de antes da pandemia.

Barreiras

Dos entrevistados, 94% reconhecem que o processo de transformação digital não é algo fácil de ser implementado. Dentre as barreiras identificadas para a adoção de novas tecnologias, os empresários apontaram desde questões relacionadas à privacidade de dados e à segurança até a falta de uma estratégia e de visão digital coerente com as necessidades do empreendimento.

Entre as maiores dificuldades apresentadas pelos empresários na adoção de novas tecnologias digitais nas empresas também foram destacadas a falta de habilidades e de conhecimentos e a imaturidade digital. Ou seja, falta de compreensão para avançar nas medidas.

Mesmo assim, o DT Index 2020 detectou que, se antes da pandemia um entre quatro trabalhadores atuavam remotamente, em home office, hoje a metade do quadro de funcionários está trabalhando de casa.

Como conclusão, o DT Index aponta que, como resposta aos tempos turbulentos que estamos vivendo, a aceleração na implantação de processos digitais nas empresas surgiu em compasso com a necessidade de resiliência empresarial. O relatório percebe que o mundo empresarial deve se preparar para o que vem por aí e indica a Tecnologia da Informação como uma forte aliada no processo de adaptação às novas rotinas.

Confira a seguir uma entrevista com Diego Puerta, gerente geral da Dell no Brasil, que destaca a parte brasileira do DT Index 2020.