Cultura

Iepha/MG publica vídeo que leva o espectador a um tour pelo Palácio da Liberdade

Seguindo uma tendência que, ao que parece, veio com a pandemia e resolveu ficar, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com a APPA – Arte e Cultura, criou o vídeo  Palácio da Liberdade – Tour Virtual, que leva o espectador a uma visita à antiga sede do Governo do Estado de Minas Gerais, que integra do Circuito Liberdade. De acordo com os produtores, o roteiro é orientado pela perspectiva histórica da construção da cidade de Belo Horizonte e da região onde o palácio se encontra.

O documento é de livre acesso pelo YouTube (clique no link acima) e passa a integrar o programa receptivo e educativo do Palácio da Liberdade. A expectativa do Iepha-MG é de que também se torne um instrumento pedagógico para os professores que queiram abordar temas como relacionados à construção da capital, à arquitetura, ao urbanismo e à história da República em  Minas Gerais.

 

Democratização

A última parte do vídeo é dedicada a um tour virtual pelo Palácio da Liberdade, seguindo a mesma rota da visitação presencial que foi retomada em outubro. Segundo os responsáveis pela produção, ela democratiza o acesso ao Palácio da Liberdade. “Faz com que mais pessoas se sintam pertencentes ao nosso patrimônio histórico e possam vir a visitar (o palácio) presencialmente”, diz Luis Molinari Mundim, diretor de Promoção do Iepha/MG.

Para Mundim, contar a história do Palácio da Liberdade por meio de um vídeo possibilita o acesso às informações sobre esse bem cultural mineiro a um número bem maior de pessoas, inclusive para aquelas que, por algum motivo, não podem conhece-lo presencialmente. “Também irá funcionar como um material para ações de educação, possibilitando seu uso por educadores e professores dentro e fora da sala de aula”, destaca.

Visita presencial

Desde a sua reabertura em outubro, o Palácio da Liberdade voltou a integrar as atrações do turismo de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, já no primeiro mês, foram disponibilizados 720 ingressos para o passeio pelo palácio e por seus jardins.

A visita é gratuita e pode ser realizada aos sábados e domingos, com horários às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h, com entrada de grupos limitados. Para a visitação é necessária a retirada de ingressos que são disponibilizados sempre às quintas e sextas-feiras pelo sympla.com.br/appa.