Saúde & Qualidade de Vida

Disfunção temporomandibular e sensação de ouvido entupido

Sabe aquela sensação incômoda de ouvido entupido? Dê muito valor a ela. Afinal, pode ser o sintoma de um resfriado, que afetou o seu aparelho auditivo, ou de uma otite, uma inflamação que pode levar a complicações mais graves e que requer atenção especial. Por outro lado, se o problema vem acompanhado de dor no maxilar e na região da mandíbula, também não descuide, pois há forte indício de que você está sofrendo com uma disfunção temporomandibular (DTM).

DTM

Tecnicamente, a sensação de ouvido entupido, que faz com que os sons sejam percebidos de forma abafada, é denominada “plenitude auricular” ou “plenitude auditiva”. Quando este sintoma está associado à DTM, de modo geral, vem acompanhado de outros, que podem surgir isoladamente ou em conjunto — como, por exemplo, alguma dor ou incômodo muscular na hora da mastigação, dores no pescoço e nos ombros, estalos ao abrir e fechar a boca, flacidez na musculatura da região ou uma sensação de cansaço no rosto, que surge principalmente na hora de mastigar.
Assim que algum ou mais destes sintomas aparece, é fundamental consultar um dentista especializado em DTM e Dor Orofacial, uma vez que este é o profissional mais capacitado para diagnosticar o distúrbio de forma correta. Afinal, há estudos que comprovam que 65% de alguns tipos de DTM acabam provocando a plenitude auricular. Entretanto, nem sempre este sintoma está relacionado ao distúrbio.

Tratamento

Uma vez que o diagnóstico tenha sido feita de maneira correta, o profissional indicará o melhor tratamento, que pode incluir uma ou mais ações, como fisioterapia, cirurgia, acompanhamento psicológico, exercícios para relaxamento muscular, compressas frias para controlar a dor durante crises, placas de mordida e uso de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios, enquanto o problema não for solucionado.