Cultura

Mostra no Museu Mineiro conta a história dos 100 anos da Arquidiocese de BH

Que tal aproveitar o período de férias para conhecer um pouco mais sobre a história de Belo Horizonte? Então, inclua no seu roteiro a mostra Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte: narrativas e trajetórias, que foi inaugurada no Museu Mineiro no último dia 17, como parte das comemorações pelos 100 anos de fundação do arcebispado belo-horizontino.

Organizada pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com a equipe do Museu Mineiro, a exposição permite que os visitantes viagem no tempo a partir de três abordagens. A primeira é composta por painéis fotográficos que incluem textos contando os detalhes do itinerário da Arquidiocese de Belo Horizonte desde a sua criação, no dia 11 de fevereiro de 1921, com registros das primeiras comunidades de fé da Nova Capital Mineira, até os tempos atuais.

Na segunda parte do acervo, a história também é contada pelas indumentárias usadas pelos quatro arcebispos metropolitanos nestes cem anos — dom Antônio dos Santos Cabral, que exerceu o governo pastoral da Arquidiocese de 1922 a 1967; dom João Resende Costa, de 1967 a 1986; dom Serafim Fernandes de Araújo, de 1986 a 2004; e dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é o arcebispo metropolitano desde 2004.

Por fim, a terceira mostra apresenta o mapa da Arquidiocese de Belo Horizonte, revelando a área de abrangência da Igreja Particular com sede na Nova Capital Mineira, integrando um território de aproximadamente 1500 comunidades de fé em 28 municípios.

Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada até o dia 13 de fevereiro de 2022 — de terça a sexta-feira, das 12h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. O Museu Mineiro fica na Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários.