Cultura

Você sabe por que o Dia das Crianças e comemorado em 12 de outubro?

Ainda que a coincidência de datas seja uma delícia para os pequenos e para os papais — afinal, o feriado de Nossa Senhora da Aparecida também permite que as famílias celebrem juntas o Dia das Crianças —, não há nenhuma relação de origem entre as duas comemorações. De fato, a data que festeja a infância surgiu por inspiração de um evento realizado no Rio de Janeiro, em 1923.

Ocorre que, em 12 de outubro daquele ano, a realização do Congresso Sul-Americano da Criança na então capital da República causou ótima impressão no público. Isso fez com que, no ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho propusesse a lei que marcou nos calendários aquela data como sendo a de comemoração do Dia das Crianças no Brasil, o que foi promulgado pelo presidente Artur Bernardes em 5 de novembro de 1924.

Porém, por muitos anos, a lei ficou esquecida e quase teve a data alterada pelo presidente Getúlio Vargas, que queria transferi-la para 25 de março. Somente nos anos 1950, a partir de uma campanha conjunta da fabricante de brinquedos Estrela e dos laboratórios Johnson & Johnson, é que o festejo começou a ser considerado entre os brasileiros

Bebê Robusto

Em 1955 as duas companhias lançaram a Semana do Bebê Robusto, que convidava os clientes a enviarem fotos dos filhos de seis meses a dois anos para concorrerem a um prêmio em dinheiro, enquanto o pequeno vencedor teria o rosto exposto em revistas e em jornais de grande circulação à época. A promoção alcançou ótima repercussão e logo se tornou algo que estimulava o consumo dos produtos e era aguardado pelos pais.

Aos poucos, outras empresas foram desenvolvendo as próprias promoções no mesmo período, fazendo surgir a Semana da Criança. Com isso, a lei de 1924 foi recuperada, definindo, inclusive, as campanhas de marketing da indústria, que se concentraram no 12 de outubro como sendo de fato e de direito o Dia das Crianças.