Saúde & Qualidade de Vida

Período de férias pede atenção especial com a saúde bucal

Tempo de férias é tempo de relaxar e de dar aquela merecida pausa na rotina, abandonando um pouco das funções diárias que o cotidiano nos impõe. Porém, existem necessidades que não podem ser esquecidas e que, pelo contrário, precisam ser atendidas com cuidado ainda maior.

De maneira destacada, entre as principais está a manutenção da saúde bucal, que, nesse período do ano, deve merecer atenção redobrada.

Risco maior

Não resta dúvidas de que as festas e as viagens de férias, comuns nessa época, são eventos muito agradáveis, que devem ser aproveitados ao máximo. Contudo, para que isso aconteça sem contratempos, convém levar em conta os riscos maiores para a boca que as atividades do período geralmente oferecem.

A maior exposição a agentes que podem prejudicar os dentes — como os doces, os refrigerantes e as bebidas coloridas, que são mais consumidas no final do ano e nas férias — precisa ser considerada. Com ela, a boca tende a ficar mais vulnerável às bactérias causadoras da cárie e das doenças na gengiva e os dentes ficam mais expostos às manchas. Junte a isso a maior chance de a escovação ser negligenciada e o quadro fica mais preocupante.

Ao mesmo tempo, como as as atividades costumam ser mais intensivas, com brincadeiras, jogos e aventuras acontecendo com maior frequência, o que ocorre principalmente entre as crianças e os jovens, os riscos de traumas também aumentam. Portanto, convém pensar em algumas estratégias de prevenção de problemas e também para o socorro, caso ocorra algum acidente.

Check-up

Antes de iniciar o período festivo ou de sair para uma viagem, fazer uma visita ao dentista permite detectar eventuais problemas ocultos, evitando que eles se manifestem naquela hora mais inconveniente. Afinal, basta uma dor dente para estragar a noite do Réveillon ou para criar um grande transtorno quando se está a quilômetros de distância de casa, o que pode ser prevenido por um simples check-up.

Quem já tem a boa higiene bucal como hábito não encontra dificuldades em manter essa rotina saudável durante o período festivo ou durante as férias. Entretanto, mesmo essas pessoas devem prestar mais atenção nos critérios de higienização, procurando cumpri-los com maior rigor.

Higienização

Nesse período, além de consumir mais alimentos adocicados e coloridos, que podem prejudicar os dentes, grande parte das pessoas não mantém a regularidade das refeições, que tendem a acontecer em horários variados e em mais vezes no dia. Por isso, é importante também prestar atenção na escovação e no uso de fio dental, com um cuidado elevado no horário noturno. Com as crianças convém aumentar a vigilância, para evitar que elas saltem as escovações.

Emergências

Situações de emergência, como traumas na boca e manifestações dolorosas, devem ser atendidas o mais rapidamente possível. Então, quando chegar ao destino da viagem ou mesmo antes, procure identificar um dentista que possa atuar sobre casos de urgência dessa natureza.

Tomando os devidos cuidados, as festas e as viagens de férias poderão ser curtidas sem problemas e com um belo sorriso no rosto.