Cidadania

Conheça o Clube da Carona Amoran

Fim de tarde com as ruas travadas. Quem já passou pela rua Montes Claras depois das 17h sabe como o fluxo é lento. Essa situação acontece por uma série de fatores e um deles é muito nítido: a quantidade de carros.

Há quem diga que para resolver este problema bastaria ampliar as vias e criar mais pistas. No passado, essa parecia ser uma solução simples. Mas, tem um problema: novas vias não são uma solução e isso já foi provado, inclusive, por esquisa feita na Califórnia pela empresa que gerencia o tráfego daquele estado americano, a Caltrans.

A explicação passa pelo fenômeno da demanda induzida, que também acontece quando uma pessoa acumuladora se muda para uma casa maior: ela aumenta o seu vício, em vez de resolvê-lo.

Mas, vivemos uma era de vício em carros? Não ao pé da letra e há que se entender também que, para algumas pessoas, esta é uma necessidade criada. Mas podemos considerar que acreditar apenas no carro como forma de transporte é um pensamento viciado.

Novas vias apenas motivam mais motoristas a usarem mais o carro, em vez de buscarem outras soluções, ou seja, o transporte alternativo, multimodal, o pensamento ecológico etc.. Nesse sentido, até o consumo local e o questionamento sobre alguns lugares estarem tão mais aglomerados do que outros cabe nessa discussão.

Diante do problema, é uma tentação se indignar! Mas, quando se pergunta o que vamos fazer para evitar uma via completamente parada por horas, quais são as propostas?

O transporte coletivo público é sempre uma das primeiras e legítimas demandas. Para além disso, podemos pensar em outros meios de transportes, como a bicicleta e o aproveitamento dos veículos que já existem e que seguem os mesmos trajetos que utilizamos.

Pensando nisso, a Amoran criou o Clube da Carona, uma iniciativa que recebe pessoas que, motivadas pela ideia de reduzir o adensamento das vias, queiram oferecer caronas e pessoas que queiram receber caronas. A ideia passa por um grupo de WhatsApp que junta todos os interessados.

Para tornar o ambiente mais seguro, pedimos que todos os participantes efetuem um cadastro e cumpras as regras do grupo. Ambos estão disponíveis no site da Amoran (clique aqui para acessar).

A ideia é nova na nossa região, mas já existe em outros bairros de Belo Horizonte e também é sucesso em outros países. Que tal co- locarmos em prática por aqui?