Cidadania

A atenção do tutor responsável deve ir além dos mimos com o pet

Bicho geográfico, Salmonella e lombriga são alguns dos parasitas que podem contaminar as fezes dos cães e, a partir disso, infectar as pessoas e outros bichos que tenham contato com elas. Esses organismos provocam doenças do grupo das zoonoses, que são aquelas transmitidas de animais para humanos e que incluem ainda a leptospirose e outros males. Some-se a essas ameaças o mau cheiro e a repugnância que a sujeira produzida pelos cães provoca e está formado o justo motivo para as muitas reclamações que têm chegado à Amoran com relação a esse assunto.

Diante da situação, a Amoran está lançando um campanha em apelo aos tutores para que as fezes de seus cães sejam recolhidas e para que haja mais atenção sobre os locais onde eles urinam. De acordo com Carlos Alberto Rocha, presidente da Associação, essa até uma questão de inteligência. “Quem gosta de bichos entende eles são merecedores de cuidados e de mimos especiais. O zelo com a saúde pública pode ser incluído nesse rol, uma vez que ele beneficia as pessoas e os próprios pets, que ficam protegidos mais de doenças”, considera Carlos Alberto.

Portanto, fica a dica: sempre que for passear com o seu cão, não se esqueça da sacolinha para recolher as fezes e cuide para que ele não urine em locais indevidos.