Saúde & Qualidade de Vida

PBH participa de estudo da Fiocruz para acompanhar pacientes com sintomas pós-covid

A Prefeitura de Belo Horizonte está participando de um estudo, desenvolvido com a Fiocruz Minas e Ministério da Saúde para acompanhar pessoas que tiveram o diagnóstico de covid-19 e desenvolvem sequelas, resultando na covid longa. As inscrições para ser um voluntário terminam no dia 30 de setembro e as vagas estão disponíveis para crianças maiores de cinco anos e adultos de qualquer idade.

Belo Horizonte

A participação é exclusiva para moradores da capital que não tenham sido internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou Centro de Terapia Intensiva (CTI) com necessidade de suporte ventilatório. O estudo foi iniciado em abril deste ano, priorizando as pessoas que apresentaram alteração no olfato e paladar, cansaço, fraqueza, tosse, queda de cabelo e dificuldade de concentração por, pelo menos, quatro semanas após a infecção pela doença.

Os pesquisadores acompanham os participantes durante 18 meses, por meio de encontros presenciais, no Centro de Saúde Carlos Prates, que fica na Rua Riachuelo, 35 – Carlos Prates. Ao todo, são cinco consultas, sendo a primeira para a inclusão no estudo e, depois, outras quatro seguindo os seguintes intervalos: 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses após o primeiro encontro. Os dados gerados durante o estudo vão auxiliar no aperfeiçoamento de protocolos de atendimento, diagnóstico e tratamento da doença.

Além do monitoramento das condições pós-covid por meio de exames laboratoriais, os participantes da pesquisa passam por tratamento multiprofissional ofertado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, em um fluxo já pré-determinado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PBH