Circuito Bandeirantes conquista espaço editorial no Comunidade Ativa

boa forma à avenida e influenciando positivamente a qualidade de vida da região (Foto: Carlos Alberto Rocha)
A partir de agora, o Comunidade Ativa passa a publicar a editoria Circuito Bandeirantes, que trará para você uma série de matérias relacionadas à avenida mais charmosa de Belo Horizonte, e assunto é o que não vai faltar. Afinal, ao longo dos seus 2,7 quilômetros de extensão — do Sion à Serra, passando pelo Anchieta, Comiteco, Cruzeiro e Mangabeiras —, a Bandeirantes conecta três praças, três parques municipais, uma pista de cooper e inúmeros estabelecimentos de comércio e de serviços dos mais variados segmentos, reunindo lugares e pessoas que, continuamente, geram pautas das mais interessantes.
Como se não bastasse, a avenida é o motivo do movimento Circuito Bandeirantes, que empresta o nome à nova editoria. O grupo, que tem conquistando resultados positivos para a região, está no foco desta primeira matéria.
Valorização
Lançado em 2019, o Circuito Bandeirantes surgiu da iniciativa de empresários locais, que se uniram em torno da valorização da avenida que eles denominam como “um shopping a céu aberto”. Desde então, somando esforços às demandas da comunidade do entorno representada pela Amoran, o grupo vem estabelecendo tratativas com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o que tem se traduzido em melhorias significativas para a qualidade de vida local.
De acordo com Flávio Galizzi, diretor do Circuito Bandeirantes e da Valore Imóveis, que está prestes a completar 20 anos de atuação na avenida, a mobilização dos empresários tem apresentado bons resultados. “Se antes não tínhamos nenhuma obra na Bandeirantes, hoje contamos com as melhorias nas interseções das ruas, na pista de caminhada e em três pontos de ônibus. Nossos próximos desafios são melhorar a segurança e promover maior integração entre lojistas e moradores”, observa.
Para Flávio, as obras realizadas agregaram valor à Bandeirantes. “A avenida se valorizou com as intervenções feitas e está valorizando mais com a chegada de vários novos negócios”, destaca.
Outra dirigente do Circuito que percebe as conquistas da mobilização dos empresários é Júnia Quick, proprietária do Néctar da Serra, fundado em 1993, na Bandeirantes. “A nossa intenção de criar o Circuito surgiu da necessidade de melhorias na avenida. O longo tempo sem obras deixou a Bandeirantes com um aspecto desgastado. Hoje, ela está revitalizada, com a pintura da pista de caminhada, que a deixou mais visível e com jeito de pista. Há também a nova sinalização, que traz mais tranquilidade para os pedestres”, considera a empresária.
Júnia destaca que tudo isso mudou bastante o aspecto geral da Bandeirantes, alterando de forma muito positiva a qualidade de vida ao longo da avenida. “É muito bom poder frequentar um lugar bem cuidado e a revitalização recuperou essa condição para a Bandeirantes”, ela diz.
Melhora nos negócios
Sócia da Água Fresca Lingerie, que abriu uma unidade na Bandeirantes em 2018, Juliana Moraes também participa da diretoria do movimento que se propõe a cuidar da avenida. Ela entende que as recentes intervenções deixaram a via mais agradável para a população local, o que acaba sendo positivo também para os negócios. “A atividade física ao ar livre, como a caminhada, foi estimulada com a reforma da pista e a revitalização a tornou mais segura. Com isso, nossa região, que já é reconhecida pelo bem-estar que proporciona, como consequência, passou a atrair mais pessoas, aumentando o número de clientes e de visitantes para o nosso negócio”, observa.
Marília Coutinho concorda com Juliana. Também dirigente do Circuito Bandeirantes e sócia-proprietária do Salão Clip, há 23 anos na avenida, e da Barbearia Clip, inaugurada há oito anos, a empresária relembra os tempos da pandemia, quando os estabelecimentos tiveram que fechar, alguns de forma definitiva. Ela destaca a importância das intervenções para a recuperação dos negócios locais.“O retorno à normalidade foi lento. Mas, hoje, felizmente, a Bandeirantes está se recuperando de forma significativa. O comércio está bem aquecido, com grandes marcas compondo o mix de ofertas e com os serviços prosperando”, comemora.
Contudo, Marília reconhece que ainda há desafios a serem superados. “Para tanto, eu acredito, que, com a união de todos, poderemos cobrar mais dos órgãos públicos”, conclui.