Cultura

Sete sites que todo empreendedor precisa conhecer

A economia brasileira que já não caminhava muito bem, com a pandemia, desabou de vez para uma parcela considerável da população. Principalmente para muitos dos pequenos negócios e para quem perdeu o emprego. Então, reinventar uma profissão ou uma empresa e se arriscar no mundo do empreendedorismo se tornaram alternativas para quem está tentando driblar esse momento de dificuldades, inédito na história do Brasil e do mundo.

Para ajudar, o Comunidade Ativa selecionou sete sites que podem inspirar, apresentar informações úteis ou até mesmo ajudar tecnicamente quem está tentando se livrar da saia justa. Confira!

1. Portal Sebrae

O site do Sebrae é o primeiro que qualquer pessoa que deseja empreender deve buscar. Além da solidez, da variedade e da fartura de informações ali contidas, por ele também é possível chegar a cursos, eventos, serviços e até mesmo a ideias de negócios.

As informações do site podem ajudar, por exemplo, com orientações sobre um plano de negócios, sobre estruturação financeira e até sobre segmentos específicos.

2. Portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O Portal FGV remete a um conteúdo mais acadêmico, inclusive referenciando os cursos de graduação oferecidos pela instituição. Porém, por intermédio do site FGV Projetos, também pode orientar para assessorias técnicas que são oferecidas a partir da aplicação do conhecimento acadêmico adquirido pela Fundação.

Mesmo que você não vá recorrer aos cursos ou aos serviços da FGV, o site é interessante na oferta de notícias e de informações sobre negócios, comportamento e mercados.

3. Consumidor Moderno

E por falar em comportamento, a revista Consumidor Moderno é especializada nesta área e pode lhe auxiliar a entender tendências de mercado e de consumo. Na equipe de colunistas do site estão jornalistas, especialistas em mercado, em consumo, em marketing, em direito e em outras áreas cujos conhecimentos são importantes para quem quer transformar um negócio já existe ou criar algo do zero.

4. Coursera

Com 224 parceiros do setor empresarial e acadêmico — incluindo o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Lemann e o Google —, o Coursera está disponível em 55 países e oferece atualmente 5.517 cursos.

Com certeza, entre os tantos, alguns são de grande utilidade para quem deseja empreender.

5. Inc.

O site Inc. oferece artigos de empreendedores e de cabeças pensantes do mundo dos negócios, servindo como ótima fonte de inspiração e de conhecimento. Há assuntos relacionados a tecnologia, inovação, início de um novo negócio, crescimento de algo existente, entre outros, que são de interesse do empreendedor.

O site e os artigos nele disponíveis são em inglês, o que não chega a ser um problema. Para traduzi-lo no computador basta clicar com o botão direito do mouse sobre o texto.

6. Stanford Online

O mesmo recurso pode ser utilizado no site produzido por uma das maiores universidades dos Estados Unidos, a Stanford. Nele estão vários cursos gratuitos, que lhe ajudarão a criar e aprimorar as suas ideias e a obter mais inspiração para iniciar algo novo.

7. Endeavor

A Endeavor é uma organização que busca promover a conexão entre os empreendedores e os mentores que possam viabilizar um negócio ou incrementar algo já existente. Oferece, inclusive, um mapa de acesso a capital, com um passo a passo para quem precisa buscar investimento para a empresa.