Saúde & Qualidade de Vida

Cores dos alimentos revelam aspectos nutricionais e de benefícios à saúde

As cores dos alimentos revelam a composição e, por consequência, os aspectos nutricionais e de benefícios para o organismo que cada um tem a oferecer. Segundo a nutricionista Carla Oliveira, esta pode ser uma ótima referência para preparar refeições balanceadas.

Carla explica que, quanto maior a variedade de cores em um prato, maior quantidade de nutrientes ele contém. “Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada alimento”, diz.

A variação de cores na alimentação vale, especificamente, para frutas, verduras, legumes e grãos. De acordo com Carla, o ideal é não apenas variar as cores, mas também os alimentos escolhidos para representar cada cor.

A nutricionista recomenda que tenhamos pelo menos três cores em nosso prato. Veja abaixo a composição nutricional que está associada a cada cor como os alimentos podem beneficiar a sua saúde.

Verde

Vegetais com folhas como, espinafre, agrião, pimentão, couve, manjericão e outros, contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que combatem os radicais livres e, por isso, retardam o processo de envelhecimento precoce e reduz o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira.

Amarelo e Laranja

O betacaroteno é o principal componente dos alimentos amarelos. Ele está ligado à manutenção dos tecidos e à visão noturna.

Também chamado de pró-vitamina A, o betacaroteno favorece o metabolismo de gorduras e, por isso, representa uma opção interessante para sobremesas saudáveis à base de frutas.

Há também as vitaminas C e B-3 nos alimentos amarelos, substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso. Mamão, cenoura, laranja, manga, pêssego, abóbora e damasco são exemplos deste grupo alimentar.

Vermelho

Tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm licopeno, substância que age como antioxidante. Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o estresse oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

Branco

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana e batata doce são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem com a formação e manutenção dos ossos, com a regulação dos batimentos cardíacos, e com  o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos brancos têm efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura e, ainda, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o LDL colesterol.

Roxo

Uva, ameixa, beterraba, repolho-roxo, figo, jabuticaba e alcachofra são ricos em ácido elágico e em quercetina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento. Além disso, esses alimentos são fontes de vitamina B1 nutriente importante para o metabolismo da glicose.