Pets

Confira as sugestões da especialista para promover o enriquecimento da vida do seu gato

Quem ama cuida. Por isso, quem tem um gatinho e se preocupa com a qualidade de vida dele não se furta a levar ao veterinário quando necessário, a cuidar para que ele tenha sempre uma boa alimentação e também garante que o bichano usufrua dos bons momentos de brincadeiras. Então, o que será que pode estar faltando para deixar o seu pet mais feliz?

De acordo com a especialista em comportamento animal Letícia Orlandi a resposta está em uma única palavra: enriquecimento. “O dicionário define ‘enriquecer’ como ‘tornar rico ou mais rico, especialmente pela adição ou aumento de alguma qualidade, atributo ou ingrediente desejável’. Se você é cuidador ou tutor de gatos, com certeza vai gostar de saber que pode tornar a vida deles mais rica”, ressalta. 

Segundo Letícia, o enriquecimento na vida dos felinos pode vir de algumas transformações no ambiente em que ele vive, que possam torná-lo mais agradável e desafiador. 

Enriquecimento ambiental

De acordo com a especialista, o enriquecimento ambiental é dividido em cinco grandes grupos, que ela lista de acordo com os seguintes aspectos:

  • físico, que está vinculado à estrutura do local onde o animal vive;
  • cognitivo, relacionado à introdução de atividades que desenvolvam o intelecto e a exploração;
  • social, que diz respeito à interação dos bichos com outros da mesma espécie ou de outras espécies;
  • alimentar, que proporciona variação da alimentação e a introdução de formas de alimentação indireta, por meio da qual o bichano é estimulado a procurar pelo alimento e 
  • sensorial,  que tem relação com a oferta de recursos que estimulam os sentidos, podendo ser olfativo, visual, auditivo, gustativo e tátil.

A especialista destaca que as atividades física, exploratória e social como especialmente favoráveis ao enriquecimento da vida de um felino. 

Atividade Física

“Comida, água e limpeza da caixa de areia podem ser os itens básicos da sua lista de tarefas para gatos. Mas, não se esqueça de que eles também precisam de exercício”, destaca Letícia. A especialista aconselha que, para a maioria dos bichanos, seja dado acesso diário a 30 minutos de atividade moderada.

“Enriquecer é brincar. Então, assegure que os gatos tenham vários brinquedos e faça o rodízio com frequência. Sacos de papel pardo e caixas vazias são ferramentas de exercício excelentes e baratas. Varinhas de gato e brinquedos a laser também podem ser uma maneira divertida de incentivar seu gato a se exercitar”, sugere.

Entretanto, ela faz uma alerta. Se você for usar um brinquedo a laser, cuide para que a luz não atinja os olhos do gato. Além disso, a fim de evitar a frustração por não conseguir pegar o pontinho de luz, Letícia considera importante que o bichano tenha algum brinquedo ou petisco que ele possa se fato segurar durante  a brincadeira ou pelo menos no final da atividade.

Atividade exploratória

Desenvolver atividades e jogos que permitam aos gatos explorar e utilizar suas habilidades de resolução de problemas é necessário para o enriquecimento. “Tenha em mente que os gatos são caçadores por natureza e precisam de oportunidades para perseguir e atacar”, diz Letícia. 

Segundo a especialistas, brinquedos e comedouros lentos, que distribuem alimentos, são formas de permitir que os gatos explorem e cacem. “Mas, mesmo sem um brinquedo ou comedouro especial, é fácil incentivar os gatos. Promover uma ‘caça ao tesouro’ pela casa, com o petisco favorito, vai deixá-los entretidos por algum tempo. Outra forma de exploração importante para os felinos é a escalada, seja por meio de móveis próprios para gatos ou prateleiras instaladas nas paredes”, considera.

Atividades sociais

A socialização com humanos é muito importante para o enriquecimento da rotina dos gatos, mas Letícia faz uma observação que é essencial: não force um gato a se aconchegar com você. “Os felinos podem experimentar estresse agudo quando pessoas os forçam a interagir de uma maneira que seja boa para o humano, mas não tanto para o gato. É importante conhecer seu gato ou os gatos que estão sob seus cuidados e perceber que aquilo que é uma fonte positiva de enriquecimento para um, não é necessariamente para o outro”, explica.

Letícia recomenda treinos e ensinar comandos, com uso do clicker, por exemplo, brincar com varinhas e bolinhas, elogiar e dar petiscos de forma bem próxima ao bichano, se ele permitir, como formas de enriquecimento social e de fortalecimento de vínculos. “Lembre-se de que você deve incorporar novas atividades lentamente e observar as respostas do gato, sem desrespeitar limites e provocar estresse além daquele que é considerado saudável em um processo de aprendizado”, ela observa. 

Letícia salienta que existem outras formas de enriquecer a rotina e o ambiente em que o gato vive, e conclui sugerindo os links abaixo para que você encontre mais informações sobre o assunto.