Saúde & Qualidade de Vida

Saiba o que são alimentos funcionais, os benefícios e onde encontrá-los

São considerados alimentos funcionais aqueles cujos ingredientes, além de cumprirem funções nutricionais básicas, produzam algum efeito benéfico à saúde. Eles são caracterizados por sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico, inclusive, na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Consumo de alimentos funcionais

Para que os benefícios de um alimento funcional seja alcançado, é necessário que o consumo ocorra de maneira continuada. Considerando que grande parte dos componentes ativos estudados nos alimentos funcionais são encontrados em vegetais, frutas e cereais integrais, os especialistas recomendam que esse tipo de alimento ocorra regularmente.

Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, de embutidos e de outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados — especialmente carne de soja e isolados proteicos de soja — ou por peixes ricos em ômega 3.

O consumidor também deve ficar atento para alimentos processados pela indústria que prometem benefícios à saúde, buscando confirmações de que as propriedades a eles associados de fato são existentes. Havendo a confirmação, para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante.

Ainda, é importante ter em mente que a condição de um alimento funcional, por melhor que seja, não o torna capaz de resolver uma condição clínica. Portanto, é fundamental seguir as orientações do médico e do nutricionista para manter a dieta equilibrada e balanceada, que esteja de acordo com a necessidade de cada paciente.

Em outras palavras, vale dizer que de nada adianta ingerir alimentos que promovam a redução do colesterol se não houver a supressão daquilo que for vedado pelo tratamento indicado para o caso.

Confira a os compostos, os efeitos que produzem e os alimentos que os contêm.

Fonte: Anjo DFC, Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. J Vasc Br 2004, Vol. 3, Nº2