Cultura

Celso Adolfo é o convidado do Sempre um Papo da próxima quarta, 25

No Sempre um Papo da próxima quarta-feira, 25, o convidado de Afonso Borges será Celso Adolfo, que falará sobre a sua produção mais recente, a coletânea Voz e Violão, que reúne 29 músicas próprias que foram gravadas ao longo da carreira do músico. Mineiro de São Domingos do Prata, o compositor e violonista atua profissionalmente desde 1983 e apresenta no álbum uma seleção de faixas dos seus nove trabalhos lançados até 2019.

Desde que assumiu a música profissionalmente, Celso Adolfo adota o violão como ponto de partida para suas composições. Assim, buscando manter a base original da forma como suas músicas foram compostas, em Voz e Violão não foram utilizados quaisquer efeitos nas gravações ou acréscimos na harmonia ou na melodia, o que revela a essência o autor.

Carreira

Perto de completar 69 anos — faz aniversário em 9 de fevereiro —, o compositor se mudou para Belo Horizonte em 1969, onde fez o Curso Técnico de Estradas, no Cefet. Como consequência, acabou se tornando funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Porém, a música que sempre esteve por perto, acabou apresentando um apelo maior.

Nos tempos de Cefet, Celso Adolfo já fazia parte do coral da instituição, que chegou a presidir. Nos anos 1970, fundou conjuntos de baile em BH, o que, claro, denotava o chamado artístico, que ele só foi atender nos anos 1980.

Em 1983 lançou o primeiro disco, Coração Brasileiro, que foi apadrinhado por ninguém menos do que Milton Nascimento, que assumiu a produção. Na sequência vieram Feliz, de 1988, Anjo Torto, 1990, Brasil, nome de vegetal, que tem a participação de João Bosco, Milton, Roupa Nova e Aquarela Carioca, de 1995, Festa do Padroeiro, 1998, O Tempo, 2003, Voz, Violão e Algumas Dobrasm produzido em 2003, Estrada Real de Villa Rica, de 2008, e Remanso do Rio Largo, lançado em 2019.

Com incursões internacionais na Dinamarca, Itália e Argentina, o compositor também produziu trilha sonora para espetáculo do teatro de bonecos Giramundo  e realizou inúmeros shows pelo Brasil.

A transmissão o Sempre Um Pelo pelo YouTube, Instagram e Facebook começa às 19h.